UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Psicologia Social II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF06-15418
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Discutir temas relevantes da psicologia na sua acepção social, articulando-os às práticas pedagógicas.
EMENTA:

Análise crítica de temas atuais no campo da psicologia social. Problematização da relação dos grupos, das organizações e das instituições com a constituição do sujeito. Da psicologia organizacional à psicologia institucional.


BIBLIOGRAFIA:

LAPASSADE, G. Grupos, Organizações e Instituições. Rio de Janeiro, F. Alves, 1989.
SAIDON, O. (org.). Análise Institucional no Brasil. Rio de Janeiro, Espaço e Tempo, 1987.
JACÓ-VILELA, A. M. e MANCEBO, D. (orgs.) Psicologia Social: abordagens sócio-históricas e desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
BAREMBLITT, G. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. Rio de Janeiro, Rosa dos Tempos, 1992.
BLEGER, J. Psico-higiene e Psicologia Institucional. Porto Alegre, Artes Médicas, 1984.
ARDOINO, J. As pedagogias institucionais. São Carlos: RiMa, 2003.
LANE, S. T. M. e SAWAIA, B. B. Novas veredas da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995.
BOCK, A. M. B. (org.) Psicologia e compromisso social. São Paulo: Cortez, 2003.
REY, F. G. O social na psicologia e a psicologia no social. Petrópolis: Vozes, 2004.