UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Psicologia do Desenvolvimento II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF06-15416
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Apresentar o campo complexo da psicologia do desenvolvimento, suas práticas discursivas e não-discursivas, e as implicações com a educação
EMENTA:

Análise crítica dos sistemas teóricos sobre o desenvolvimento psicológico e das forças que os engendram. A abordagem sócio-histórica do desenvolvimento. Problematização dos aspectos históricos e culturais do desenvolvimento


BIBLIOGRAFIA:

MACIEL, I. M. (org.). Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2001.
BOCK, A. M. B., GONÇALVES, M. G. M. e FURTADO, O. (orgs.). Psicologia Sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2002.
MOLON, S. I. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. Petrópolis: Vozes, 2003.
OLIVEIRA, MARTA KOHL. Vygotsky - aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 2001.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VIGOTSKI, L.S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.