UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Psicologia Cognitiva II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF06-15410
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

): Oferecer elementos que permitam ao aluno o contato com a produção do conhecimento acerca da cognição humana apresentando-a a partir de suas diferentes perspectivas teóricas. Discutir os efeitos de produção de subjetividade engendrados pelas diferentes abordagens da cognição e sua relação com as práticas educacionais. Analisar, de maneira crítica, a relação entre educação e neurociências, discutindo os limites e perspectivas desta área do conhecimento para as práticas pedagógicas. Investigar e explicitar as contribuições dessas descobertas para os processos de ensino e aprendizagem escolar, nos diferentes níveis e graus de ensino.
EMENTA:

Os grandes modelos da cognição - cognitivismo computacional, conexionismo e abordagens incorporadas. Abordagem crítica da relação entre neurociências e educação. Políticas da cognição e a formação de professores.Os fatores sociais no estudo da cognição. Temas atuais em psicologia cognitiva e educação.


BIBLIOGRAFIA:

DAMÁSIO, Antonio. O erro de Descartes. São Paulo: Cia das Letras.1998
KASTRUP, V.; TEDESCO, S.; PASSOS, E. Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008.
VARELA, F. Conhecer: introdução à Ciência Cognitiva. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
SILVA, C.L. Professores pensando sobre neurociências e educação. Veras, v.2, n.2, pp. 232-47, 2012.
TEIXEIRA, João Fernandes. Mente, cérebro e cognição. Petrópolis: Vozes, 2000.