UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Problemas Atuais em Psicologia e Educação II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF06-15408
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Fazer um panorama inicial das questões contemporâneas que perpassam o diálogo entre psicologia e o campo da educação; caracterizar as pesquisas atuais em psicologia educacional, principalmente em contexto brasileiro
EMENTA:

Revisão da formação da psicologia educacional. Pesquisas contemporâneas em relação à inteligência humana. Pesquisas contemporâneas em relação à concepção de infância e de juventude. As críticas à psicologia educacional. Estudos sobre a subjetividade no contexto educacional a partir de inspirações do campo da psicologia


BIBLIOGRAFIA:

SOUZA, Solange Jobim e. Educação e pós-modernidade: RJ, Sette Letras,2001.
SOUZA, Solange Jobim e. Subjetividade: a infância como crítica da cultura : RJ, Sette Letras, 2000.