UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Histórias e Contos no Cotidiano Escolar: A Discussão de sua Prática I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-15405
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Discutir a prática de contar histórias como experiência cultural que possibilita trocas e vínculos entre adultos e crianças em uma perspectiva dialógica
Propiciar experiências lúdicas nas quais os graduandos criem e contem histórias criativamente
Refletir acerca dos diversos usos da língua oral e escrita

EMENTA:

Expressão facial e corporal, entonação e projeção vocais: a busca por um estilo próprio; Discussão dos elementos necessários para a análise da literatura infantil disponível nas escolas; Promoção da valorização e respeito às diferentes culturas através de seus contos; Problematização da escolha das histórias e dos recursos possíveis para a prática de contá-las


BIBLIOGRAFIA:

BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S.; NASCIMENTO, A. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, p. 47-56.
BORBA, A.; GOULART, C. As diversas expressões e o desenvolvimento da criança na escola. In: BRASIL. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade / organização MATOS, G.; SORSY, I. O ofício do contador de histórias. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
MEDEIROS, F. H.; RAVEN, T. M. (orgs.) Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015.
MORAES, F.; GOMES, L. (orgs.) A arte de encantar: o contador de histórias contemporâneo e seus olhares. São Paulo: Cortez, 2012.
RIBEIRO, K. C. O contador de histórias tradicional: memória e esquecimento. VI ENECULT - Encontro de estudos multidisciplinares em cultura. Facom/UFBa, 2010.