UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Cognição, Práticas de Estudo e Novas Tecnologias I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-15403
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar a produção de conhecimento como construção coletiva. Discutir teorias contemporâneas sobre os processos cognitivos. Problematizar as práticas de estudo contemporâneas. Analisar as possibilidades e os efeitos da relação com as novas tecnologias de informação e comunicação.
EMENTA:

A produção de conhecimento como construção coletiva, resultado de interações cognitivas, culturais e sócio-afetivas. Discussões atuais acerca dos processos cognitivos e suas articulações com as práticas educacionais. Políticas da cognição. Práticas de estudo na sociedade contemporânea. As novas tecnologias de informação e comunicação e suas implicações para o ensinar e o aprender.


BIBLIOGRAFIA:

BANNELL, Ralph I. et al. Educação no século XXI: Cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis, Vozes, 2016.
COLL, Cesar et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia; PASSOS, Eduardo. Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008.
SANCOVSCHI, Beatriz; KASTRUP, Virgínia. Práticas de estudo contemporâneas e a aprendizagem da atenção. Psicologia e Sociedade; 25(1), p. 193-202, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v25n1/21.pdf
SIBILIA, Paula. Do confinamento à conexão: as redes infiltram e subvertem os muros escolares. In: CASTRO, Paulo A. (org.) Inovação, ciência e tecnologia: desafios e perspectivas na contemporaneidade. [livro eletrônico] Capina Grande: Editora Realize, p. 21-48, 2015b. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/ebook_conedu/trabalhos/ebook_conedu.pdf
SIBILIA. Paula. Entre redes e paredes. A escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012