UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Gestão de Sist Educ III: A Supervisão, Orientação e Administração Escolar
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF08-15402
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

? Analisar historicamente as concepções e a organização do trabalho escolar considerando a formação dos profissionais de educação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional;
? Situar o contexto do surgimento da concepção de gestão educacional: continuidades e rupturas com os campos da administração escolar, a supervisão escolar e a orientação educacional;
? Compreender as diversas concepções de gestão e suas implicações nos sistemas e na escola pública;
? Refletir sobre a atuação do gestor educacional em instituições não escolares;
? Analisar as possibilidades e limites da articulação da gestão da escola e com as organizações sociais;
? Estudar os diversos desafios da gestão democrática na organização do espaço escolar e no trabalho dos profissionais da educação

EMENTA:

O contexto de organização das habilitações e o surgimento da concepção de gestão educacional. A escola, e os processos de gestão: sistema, planejamento, participação da comunidade, administração escolar, orientação pedagógica e orientação educacional. A relação entre sistema educacional (conselhos e secretarias municipais/estaduais) e a escola: inspeção e supervisão (legalização e regimento escolar). Gestão e articulação com a comunidade e com as organizações comunitárias (associação de pais, sindicato dos profissionais de educação, grêmios, etc). Gestão e escola: o desafio da organização do espaço escolar, a elaboração do projeto político pedagógico e as funções do licenciado/gestor.


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