UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Ensino de História nos Anos Iniciais da Educação Básica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15400
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Identificar o Ensino de História como um debate fundamental para a formação política e cultural dos sujeitos sociais, considerando a diversidade que caracteriza o ambiente escolar
EMENTA:

Contextualizar o ensino de história no processo de formação escolar, considerando seus impactos nas diferentes interpretações de mundo. Abordar os conceitos de sociedade, cultura, tempo, território, estado e poder considerando as especificidades do ensino de história na educação infantil e nos primeiros segmentos do ensino fundamental. Elaborar reflexões críticas sobre as novas tecnologias e a pesquisa do ensino de história no âmbito escolar.


BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
FONSECA, Thais Nivia e Lima e. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MONTEIRO, Ana Maria; PEREIRA, A. P. (Orgs.). Ensino de História e Culturas Afro Brasileiras e Indígenas. Rio De Janeiro: PALLAS, 2013.
ROCHA, Helenice A. B; REZNIK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de S. (Orgs.). A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009.