UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Ensino de Geografia nos Anos Iniciais da Educação Básica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF10-15399
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Reconhecer os fundamentos teóricos do campo da Geografia, bem como sua historicidade como disciplina escolar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Analisar os objetivos educacionais do Ensino de Geografia para a educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Identificar os conceitos-chave para o Ensino de Geografia. Desenvolver e analisar criticamente concepções de planejamento, avaliação, seleção de conteúdos e materiais didáticos referentes a Geografia escolar. Propor alternativas metodológicas para o ensino de Geografia.
EMENTA:

A escola como espaço: perspectivas de formação e de pesquisa. Geografia: fundamentos teóricos. Geografia científica, geografia cotidiana e geografia escolar. Os objetivos educacionais no ensino de geografia para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. O espaço geográfico e os conceitos de lugar, território, paisagem e região. Didática da geografia. Análise e construção de materiais didáticos. Parâmetros curriculares nacionais - geografia.


BIBLIOGRAFIA:

BIBLIOGRAFIA:
ALMEIDA, R (ORG.). Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
CALLAI, H. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Caderno Cedes, vol. 25, n. 66, pp. 227-247, maio/agosto. 2005.
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CARLOS, A. O lugar do/no mundo. São Paulo: FFLCH, 2007, 85p.
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FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HAESBAERT, R. O espaço como categoria e sua constelação de conceitos: uma abordagem didática. In: CASTROGIOVANNI, A. O ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2014.
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MASSCHELEIN, J. SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
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PONTUSCHKA, N N& PAGANELLI, T I & CACETE, N H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
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SOUZA NETO, M. Aula de Geografia e algumas crônicas. Campina Grande: Bagagem, 2008.
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