UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Ensino de Ciências nos Anos Iniciais da Educação Básica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15397
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender os processos de produção científica e suas relações com outras formas de conhecimento. Caracterizar o conhecimento científico como produção histórica e cultural. Discutir as tendências atuais do ensino de ciências. Contextualizar conceitos trabalhados em ciências naturais na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental (nas modalidades regular e EJA). Articular o ensino de Ciências às situações reais do mundo natural e cotidiano. Discutir alternativas metodológicas para o ensino das ciências naturais na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental (nas modalidades regular e EJA).
EMENTA:

Ciências nos Anos Iniciais da Educação Básica - Caracterização das Ciências Naturais: Especificidades do saber científico e dos saberes narrativos. Concepções de Ciências. Cultura científica e escolarização. Pressupostos epistemológicos e históricos do ensino de Ciências Naturais. O ensino de Ciências na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental (nas modalidades regular e EJA): tendências, pressupostos teórico-metodológicos. Conceitos científicos e a construção do conhecimento sobre a natureza.


BIBLIOGRAFIA:

ARCE, A.; SILVA, D.; VAROTO, M. Ensinando ciências na Educação Infantil. Campinas/SP: Alínea, 2011.
BIZZO, N. Ciências: Fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2009.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: DP&A, 2000.
CANIATO, R. Com ciências na educação. Campinas: Papirus, 1999.
CARVALHO, A. M. P de; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MORAES, R. (org.). Construtivismo e ensino de ciências. Reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
NARDI, R; BASTOS, F. Formação de professores de ciências e práticas pedagógicas no Ensino de Ciências. 1º ed. São Paulo: Escrituras, 2008.
WEISSMANN, Hilda. (Org.) Didática das Ciências Naturais. Contribuições e Reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
VILANOVA, R.; MARTINS, I. Educação em ciências e educação de jovens e adultos: pela necessidade do diálogo entre campos e práticas. Ciência e Educação, v. 14, n. 2, p. 331-346, 2008.