UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Currículo
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15393
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Refletir acerca das perspectivas curriculares embasando-se em teóricos da educação crítica e pós-crítica. Analisar as dimensões sociais, políticas e culturais do Currículo no interior da escola e no processo educacional. Conhecer as diferentes concepções de currículo. Refletir como se pautam as relações de poder e identidade e como essas relações validam e caracterizam os conhecimentos ensinados nos espaços escolares.
EMENTA:

Teoria curricular: a produção do currículo na história. O campo do currículo: concepções e tendências. O processo de produção do conhecimento. Currículo, conhecimento, cultura e diferença. Currículo e o cotidiano da escola. A organização curricular: entre o currículo disciplinar e a integração curricular. Políticas curriculares. O lugar da diferença no currículo.


BIBLIOGRAFIA:

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, v.27, n.94, jan/abr 2006.
TADEU DA SILVA, T. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.