UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Avaliação da Aprendizagem
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF07-15392
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Analisar as práticas avaliativas nos processos de ensino e aprendizagem;
Elaborar propostas de avaliação da aprendizagem integrada à instituição escolar como um todo;
A partir de diferentes perspectivas avaliativas, estabelecer critérios e selecionar instrumentos de avaliação mais adequados de forma a garantir uma proposta educativa de qualidade.
Identificar as diferentes perspectivas e articulações entre o processo de avaliação institucional e de avaliação da aprendizagem.

EMENTA:

A avaliação como parte constitutiva do processo de ensinar e de aprender. Avaliar para além da aferição, hierarquização, classificação. Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem: Para quê e como avaliar? Avaliação e responsabilidade ética e democrática. Conceitos, funções, critérios e instrumentos de avaliação.


BIBLIOGRAFIA:

ARREDONDO, Santiago C.; DIEGO, Jesús C. Práticas De Avaliação Educacional. Materiais e instrumentos. São Paulo: EdUNESP/EdIBPEX, 2009.
COLL, César. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
ESTEBAN, Maria T. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio De Janeiro: DP&A, 2001.
LUCKESI, Carlos C. Avaliação da aprendizagem escolar. Estudos e Proposições. 22 ED. São Paulo: Cortez, 2014.
MENDEZ, Juan M. A. Avaliar para conhecer. Examinar para excluir. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
SOUZA, Clarilza Prado; FERREIRA, Sandra Lucia; MARCONDES, Anamérica Prado. Justiça na avaliação, igualdade e equidade. In: LOPES, Alice C.; ALBA, Alicia (Orgs.). Diálogos curriculares entre Brasil e México. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2014, pp. 177-205.