UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Avaliação Institucional
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF08-15391
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

? Compreender a natureza e a especificidade do conceito de educação numa abordagem crítica;
? Situar e compreender as políticas de avaliação no âmbito das políticas públicas de educação praticadas pelo atual modelo de Estado neoliberal no mundo "globalizado" e no Brasil, com ênfase no papel dos organismos internacionais;
? Compreender o sentido do processo avaliativo e suas implicações nas 3 instâncias das políticas públicas de educação: avaliação da aprendizagem (sala de aula); avaliação institucional (unidade escolar); e avaliação de redes de ensino (federal, estadual e municipal);
? Identificar e problematizar as atuais políticas de avaliação em curso no Brasil: SAEB (1990); Enem (1998); Prova Brasil (2005); Ideb (2007); Enad; Saerj; etc.
? Fornecer ao futuro docente/gestor um entendimento básico envolvendo as ferramentas e os métodos das práticas de avaliação em curso

EMENTA:

Concepção e papel da avaliação levando-se em conta suas distintas dimensões: avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação de redes de ensino. A avaliação, o processo administrativo e o planejamento da educação. As macro-politicas de avaliação concebidas pelos Organismos Internacionais e seus impactos na educação no Brasil. As políticas de avaliação nas três esferas públicas - federal, estadual e municipal - e suas consequências para as instituições escolares. As atuais politicas de avaliação em curso no Brasil: SAEB (1990); Enem (1998); Prova Brasil (2005); Ideb (2007); Enad; Saerj; etc.


BIBLIOGRAFIA:

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