UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais da Educação Básica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15390
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender a situação atual do ensino da língua materna na escola básica; Reconhecer a língua como identidade cultural de um povo; Refletir criticamente sobre as concepções de linguagem, considerando implicações teórico-metodológicas derivadas; Compreender a oralidade, a leitura e a escrita como processos de construção de sentidos; Vivenciar práticas de leitura, com ênfase na leitura de literatura infanto juvenil brasileira; Refletir sobre os gêneros do discurso no ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental.
EMENTA:

Diferentes concepções de linguagem, leitura e escrita. O ensino da língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. A relação entre oralidade e escrita no ensino da língua. Variedade linguística e preconceito linguístico no ensino da língua. Diferentes conceitos de gramática e o uso da gramática na escola. A leitura como produção de sentidos. A produção de textos orais e escritos no ensino fundamental. Gêneros discursivos na escola. Literatura: dimensões éticas e estéticas. Proposta pedagógica para o ensino da língua materna nos anos iniciais do ensino fundamental.


BIBLIOGRAFIA:

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontros e interações. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BRITTO, Luiz Percival. Ao revés do avesso - Leitura e formação. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.
FORMENTO, Andreza M. Projetos didáticos de gênero a partir de ladainhas de capoeira. In: KERSCH, Dorotea F.; GUIMARÃES, Ana M. de M. Projetos didáticos de gênero na sala de aula de língua portuguesa. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2012.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1992.
GERALDI, J. Wanderley. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2003.
MORTATTI, Mª do Rosário L.; FERREIRA, Norma S. de A.; SILVA, Lilian L. M. (Orgs.). O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. Campinas, São Paulo: Autores associados, 2014.
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PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca. Discursos da paixão: a leitura literária no processo de formação do professor das séries iniciais. In: PAIVA, Aparecida e outros (Orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale/ Autêntica, 2005.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 1996.
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