UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado II - Docência nos Anos Iniciais e EJA
CARGA HORÁRIA: 150 CRÉDITOS: 10 CÓDIGO: FEBF07-15389
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio8 8 120
TOTAL 10 10 150

OBJETIVO(S):

Observar e analisar a importância da indissociabilidade entre teoria e prática no oficio docente; Compreender que os fazeres pedagógicos são interfaces dos cotidianos escolares; Consolidar discussões sobre os processos lúdicos na educação; compreender o estudante como sujeito do processo educativo. Entender a importância da interdisciplinaridade e projetos didáticos na educação, envolvendo conhecimentos de história, geografia, ciências, português, matemática e tecnologias; debater os processos de ensino e aprendizagem que envolvem as concepções e práticas na educação de jovens e adultos; problematizar as políticas direcionadas para a alfabetização de jovens e adultos.
EMENTA:

Observação, participação e reflexão acerca dos fazeres pedagógicos e das interações nos anos iniciais do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos; compreensão da didática e do planejamento para anos iniciais do ensino fundamental e EJA; acompanhamento e análise da organização do trabalho docente, das práticas de alfabetização, letramento em português e matemática no ciclo de alfabetização, incorporação e análise dos saberes que circulam e são produzidos na escola tanto para crianças como para jovens e adultos. Registro e reflexão dos fenômenos educativos com relação às orientações legais, à cultura, às tecnologias, à religião, às relações étnico-raciais e ao gênero. Compreensão das dimensões ética, estética, política e técnica do trabalho docente. A educação inclusiva no Ensino Fundamental.


BIBLIOGRAFIA:

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