UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Ensino de Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15387
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Trazer para os alunos discussões atuais sobre o ensino-aprendizagem da matemática na educação infantil.
Oferecer a cada aluno a possibilidade de fortalecer sua confiança em sua própria capacidade de aprender matemática e resolver problemas matemáticos.
Fazer com que os graduandos percebam a capacidade que os alunos têm de aprender matemática.
Fornecer aos graduandos materiais úteis para o ensino de matemática na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

EMENTA:

Tendências atuais da Educação Matemática. Por que ensinar Matemática? Matemática na escola e fora da escola. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e PCN. Possibilidades e limites do ensino da Matemática na Educação Infantil. Aspectos histórico-culturais, epistemológicos e metodológicos do ensino da Matemática. Conceitos pré-numéricos. Resolução de problemas e a formação de conceitos matemáticos: números, cálculo mental, grandezas e medidas, geometria intuitiva. Avaliação em Matemática. Reflexões acerca de conteúdos e produção de espaços adequados de aprendizagem inventiva destes conteúdos matemáticos para a educação infantil, a partir de estudos de concepções de Matemática e de Educação Matemática.


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Brasília, 1999.
KAMMI, C. ; DEVRIES, R. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget. Campinas: Papirus, 1996.
KISHIMOTO, T. M. Jogos Infantis: O jogo, a Criança e a Educação. Petrópolis, RJ, Vozes, 1993.
LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Coleção Formação de Professores. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2006.
SMOLE, K.S. & DINIZ, M.I. & CANDIDO, P. Coleção Matemática: Figuras e Formas - Vol. 3. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SMOLE, K.S. & DINIZ, M.I. (orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.