UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Alfabetização
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15386
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Estudar os principais aspectos que condicionam o processo de alfabetização, de modo a construir um panorama das principais questões da área; Compreender a questão do analfabetismo como problema social; Conhecer concepções de alfabetização historicamente constituídas e metodologias de ensino da leitura e da escrita; Compreender conceitos e processos de alfabetização relacionados à linguística, psicolinguística, sociolinguística e antropologia; Conhecer processos de alfabetização e o trabalho com as linguagens na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; Compreender a oralidade, a leitura e a escrita como processos de construção de sentidos.
EMENTA:

Alfabetização e seus aspectos históricos, políticos, sociais e educacionais. Apropriação da linguagem escrita: diferentes pressupostos teórico-epistemológicos. Concepções de Alfabetização: fundamentos linguísticos, psicolinguísticos, sociolinguísticos e discursivos. Alfabetização como processo discursivo. Oralidade, leitura e produção de textos: a relação oralidade, escrita e variação linguística. Escrita, cultura escrita e outras formas de expressão. Alfabetização e literatura. Planejamento e organização do trabalho com a linguagem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.


BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, Juvêncio. Alfabetização e Leitura. São Paulo: Cortez, 1990. (Coleção Magistério - 2o. grau, 16)
CAGLIARI, Luiz. C. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1993. (Série Pensamento e Ação no Magistério)
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FERREIRO, Emília. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. In: FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. SP: Cortez, 1988. pp. 9-41.
FREIRE, Paulo Freire. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
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