UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado I - Docência na Educação Infantil
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF07-15385
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio4 4 60
TOTAL 6 6 90

OBJETIVO(S):

Observar e analisar a importância da indissociabilidade entre teoria e prática no oficio docente; Compreender que os fazeres pedagógicos são interfaces dos cotidianos escolares; Consolidar discussões sobre os processos lúdicos na educação da criança; incorporar a dimensão cuidar e educar nas práticas da educação infantil; adotar a brincadeira como linguagem da docência na educação infantil.
EMENTA:


Estágio supervisionado na formação de professores, a ser desenvolvido na rede pública de ensino com foco na observação, participação e reflexão acerca dos fazeres pedagógicos e das interações no cotidiano da educação infantil, compreensão dos eixos éticos, estéticos e político e da dimensão técnica da ação docente, apreensão das vivências na creche ou na pré-escola. Acompanhamento e análise da organização dos espaços e tempos (rotina), das atividades lúdicas, dos cuidados e da educação. Registro e reflexão dos fenômenos educativos com relação às orientações legais para educação infantil e da relação família-escola. Apreensão da articulação pedagógica com tecnologia, cultura, inclusão, relações étnicas e de gênero.



BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, M. C. S. Por amor e por força: rotinas na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BENJAMIN, W. (1984). Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus.
BONDIOLI, A.; SAVIO, D. Participação e Qualidade na Educação da Infância: percursos de compartilhamento reflexivo em contextos educativos. Curitiba: UFPR, 2013.
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________ . Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988.
________ . Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 248, 23 dez. 1996.
________ . Critérios para um atendimento em creche que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília, 1995.
________ . MEC/SEF. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília. 1998.
________ . Parâmetros Básicos de Infra-estrutura para Instituições de Educação Infantil. Brasília, 2006.
CORSINO, P. (org.). Educação Infantil: cotidiano e políticas. São Paulo: Autores Associados, 2009.
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GUIMARÃES, D. Relações entre bebês e adultos na creche: o cuidado como ética. São Paulo: Cortez, 2011.
KRAMER, S. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro: Achiamé, 1982.
_____________. Com a pré-escola nas mãos. São Paulo: Abdr, 2003.
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PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
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