UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Políticas Públicas e Educação I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF08-15384
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

? Construir um referencial teórico-metodológico para o entendimento das questões relacionadas com as políticas públicas de educação com ênfase nos conceitos de Estado e Estado Capitalista brasileiro;
? Identificar os principais determinantes históricos e os mecanismos de implementação das políticas públicas de educação no Brasil, com ênfase na transição do sec. XX para o sec. XXI;
? Analisar o processo de transformação do Estado Capitalista no Brasil e das políticas públicas de educação no período após o momento de redemocratização (1980) até os dias atuais;
? Compreender os pressupostos teóricos e políticos dos projetos da sociedade política e das reivindicações da sociedade civil (movimentos sociais organizados) geradores das formulações em curso no país.

EMENTA:

Concepção de Estado: abordagem liberal e abordagem crítica. Relação entre Estado, políticas públicas e educação: referencial teórico, abordagens conceituais, modelos de implementação. Políticas públicas de educação - do desenvolvimentismo nacionalista às reformas neoliberais (1950-2018): formação docente, educação básica, educação superior, políticas de avaliação, educação do campo, educação especial, educação em espaços não-escolares. O papel do pedagogo diante das políticas públicas de educação na sociedade brasileira.


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