UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação e Pesquisa
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF06-15381
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Apresentar e discutir os pressupostos teóricos do conhecimento cientifico enquanto atividade epistemológica de apreensão da realidade - elementos conceituais, atividades lógicas e atividades técnicas envolvidas na prática científica;
Compreender e desenvolver instrumentos intelectuais que possibilitem maior aprofundamento no conhecimento científico, nas artes e na filosofia, entendidos como referenciais das práticas de ensino e aprendizagem na vida acadêmica;
Compreender a fundamentação epistemológica do conhecimento científico levando em conta a teoria e a prática científicas evidenciando a íntima vinculação entre fundamentos epistemológicos da ciência (formação histórica e constituição teórico-conceitual), procedimentos metodológicos e recursos técnicos;
Apreender a dinâmica da pesquisa acadêmica - projeto de investigação científica, desenvolvimento e construção do relatório ou elaboração do TCC.

EMENTA:

Estudos dos princípios, valores, possibilidades e limites do conhecimento científico no interior de contextos sócio-históricos e histórico-culturais. Os distintos paradigmas de pesquisa. Epistemologia da pesquisa e da produção científica em educação. Diferentes concepções metodológicas da pesquisa educacional no Brasil. Processo de investigação científica: concepção, realização e socialização do saber científico.


BIBLIOGRAFIA:

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