UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Psicologia Social e Práticas Pedagógicas
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF06-15378
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 6 6 90

OBJETIVO(S):

Analisar as relações e práticas instituídas pela educação. Problematizar as principais teorias sobre as dificuldades de aprendizagem e sobre o fracasso escolar. Discutir os efeitos do currículo e da avaliação nas práticas de ensino e aprendizagem. Problematizar as práticas de estudo contemporâneas a partir da análise de casos.
Laboratório Psicologia Social e Práticas Pedagógicas: análise crítica de situações produtoras de fracasso escolar. Estudo de casos como eixo de articulação entre teoria e prática.

EMENTA:

Contribuições da Psicologia Social para o campo da Educação. Dificuldades de aprendizagem e produção do fracasso escolar. Os dispositivos pedagógicos currículo e avaliação da aprendizagem: desafios e questões. Práticas de estudo na sociedade contemporânea. Políticas da cognição Laboratório Psicologia Social e Práticas Pedagógicas. Análise crítica de situações produtoras de fracasso escolar. Estudo de casos como eixo de articulação entre teoria e prática.


BIBLIOGRAFIA:

BANNELL, Ralph I. et al. Educação no século XXI: Cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis, Vozes, 2016.
BARRIGA, A. D. El examen. Textos para su historia y debate. México: UNAM, 1993.
ESTEBAN, M. T. (org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
GARCIA, Regina Leite e MOREIRA, Antônio Flávio. Currículo na contemporaneidade - incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2013.
KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia; PASSOS, Eduardo. Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008.
MACIEL, I. Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. RJ: Ciência Moderna, 2001.
MARCONDES, A. Avaliação e fracasso: a produção coletiva da queixa escolar. In: AQUINO, J. G. (org.) Erro e fracasso na escola: alternativas teóricase práticas. São Paulo: Summus, 1997, p. 73-90.
MOREIRA, Antônio Flávio (Org.) Currículo: políticas e práticas. São Paulo: Papirus, 2015.
PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1990.
ROCHA, M. MARCONDES, A. FERNANDES, A. (orgs.) Novos possíveis no encontro da psicologia com a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
SANCOVSCHI, Beatriz; KASTRUP, Virgínia. Práticas de estudo contemporâneas e a aprendizagem da atenção. Psicologia e Sociedade; 25(1), p. 193-202, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v25n1/21.pdf
SILVA, T. T. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Disponível em: https://sites.google.com/site/teoriasdecurriculo/home/livro