UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Hist da Educ III: Tempos, Espaços e Formas de Aprendizagem na Soc Capitalista
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF06-15377
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 6 6 90

OBJETIVO(S):

Refletir acerca da produção de conhecimento em História da Educação e seus aspectos teórico-metodológicos;
- Identificar a História da Educação como campo de pesquisa e de ensino;
- Compreender a historicidade dos processos educativos e das práticas escolares;
- Analisar concepções, práticas e projetos educativos nos períodos estudados, observando a dinâmica de continuidades e descontinuidades;
- Analisar a participação de diferentes atores e agências sociais nos processos educacionais;
- Oferecer subsídios para pesquisa em História da Educação.
- Laboratório "Processo histórico de profissionalização docente e da atuação do pedagogo":
O laboratório consiste em atividades de campo e de pesquisa voltadas para realização de levantamentos, visitas de observação, investigação e análise histórica de instituições, acervos e locais de memória relacionados ao processo histórico de profissionalização docente e dos campos de atuação do pedagogo e dos trabalhadores da educação. Pretende-se, a partir desses espaços, observar e refletir acerca das políticas regulatórias, da formação e do associativismo docente, bem como dos aspectos históricos que definiram a atuação do pedagogo ao longo do tempo e na atualidade.

EMENTA:

Das reformas educacionais ao Manifesto dos Pioneiros. O movimento da Escola Nova: Continuidades e descontinuidades. Organização da educação na Era Vargas. Baixada Fluminense: história, memória e educação. Educação e pensamento social brasileiro no século XX. Educação e movimento operário. Movimentos de educação popular. Embates entre publicistas e privatistas no campo educacional. Educação na ditadura militar. Os desafios educacionais no contexto da redemocratização: projetos, sujeitos e práticas. Metamorfoses da contemporaneidade no campo da educação: sequestro do público e degradação do pedagógico. As lutas pelo acesso a educação e a defesa dos profissionais da educação. Laboratório "Processo histórico de profissionalização docente e da atuação do pedagogo".




BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Cláudia; GONDRA, José G.; MAGALDI, Ana Maria (orgs.). Educação no Brasil: história, cultura e política. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
BOMENY, Helena (Org.). Constelação Capanema. Rio de Janeiro/ Bragança Paulista: FGV/Edusf, 2001.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Reformas da instrução pública. In: LOPES, Eliana; GREIVE, Cynthia & FARIA FILHO, Luciano. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
CARVALHO, Marta Maria Chagas. A escola e a república. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CUNHA, Luiz Antonio; GÓES, de Moacir. O Golpe na Educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
DAVID, Fátima Bitencourt. Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense -CEPEMHEd. In: BONATO, Nailda. XAVIER, Libania (Orgs.). A História da Educação no Rio de Janeiro: identidades locais, memória e patrimônio. Rio de Janeiro, Letra Capital, 2013.
DAVID, Fátima Bitencourt; RUFINO, Marcia Montilio; ALVARENGA, Marcia Soares (Orgs). Professoras pensam a cidade. A educação pública em debate no município de Duque de Caxias. Rio de Janeiro, HP Comunicação Editora, 2011.
DIAS, Amália. Entre laranjas e letras: processos de escolarização no distrito-sede de Nova Iguaçu (1916-1950), Tese (Doutorado), Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2012.
DIAS, Amália. Apostolado cívico e trabalhadores do ensino: história do magistério do ensino secundário no Brasil (1931-1946), Dissertação (Mestrado), Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2008.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A UNE em tempos de autoritarismo. Editora UFRJ, 2009.
FREITAS, Marcos Cezar de. História, Antropologia e a Pesquisa Educacional. São Paulo, Cortez, 2001.
FREITAS, Marcos Cezar de. Pensamento social, ciência e imagens do Brasil: tradições revisitadas pelos educadores brasileiros. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro , n. 15, p. 41-61, dez. 2000.
FREITAS, Marcos Cezar de. "O moderno, o democrático e o pedagógico segundo o pensamento autoritário brasileiro: Alberto Torres, Oliveira Vianna e Azevedo Amaral". In: Da Micro-História à História das Idéias. São Paulo: Cortez, USF-IFAN, 1999a.
FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). Memória Intelectual da Educação Brasileira. Bragança Paulista: Edusf, 1999.
FREITAS, Marcos César; BICCAS, Maurilane. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.
GALLO, Sílvio; MORAES, José Damiro. Anarquismo e educação: a educação libertária na Primeira República. In: Histórias e memórias da educação no Brasil. Volume III: Século XX. Petrópolis: Vozes, 2005. p.87-99.
GOMES, Angela de Castro (Org.). Capanema: o ministro e seu ministério. Rio de Janeiro/ Bragança Paulista: FGV/Edusf, 2000.
GONDRA, José G.; MAGALDI, Ana Maria (Orgs). A Reorganização do Campo Educacional no Brasil. Manifestações, manifestos e manifestantes. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.
HILSDORF, Maria Lúcia. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Thomson, 2003.
LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000.
MELLO, Maria Tereza Chaves de. A República consentida. Cultura Democrática e científica do final do Império. Rio de Janeiro, FGV; EDUR, 2007.
MENDONÇA. Ana (et all). Pragmatismo e desenvolvimentismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1950/1960. Revista Brasileira de Educação, vol.11 no.31, Rio de Janeiro.
MENDONÇA, Ana Waleska P. C. O Educador: de intelectual a burocrata. Educação e Sociedade, ano XVIII, nº 58, julho de 1997, p.156-172.
MENDONÇA, Sônia Regina de. Estado e Economia no Brasil: Opções de Desenvolvimento. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, s/d.
MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Baú de memórias, bastidores de histórias: o legado pioneiro de Armanda Álvaro Alberto. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
NUNES, Clarice. "Anísio Teixeira: a poesia da ação". Revista Brasileira de Educação, nº 16, jan-abri., 2001.
PRADO, Maria Ligia Coelho, VIDAL, Diana Gonçalves (Orgs.). À margem dos 500 anos: reflexões irreverentes. São Paulo: EDUSP, 2002.
PRESTES, Anita. As interpretações do golpe de 1964: o confronto ideológico. Novos Temas. Revista do Instituto Caio Prado Jr. N.10, 2014.
SANTOS, Júlio Cesar Paixão. Saúde e educação na baixada do Estado do Rio de Janeiro durante a Primeira República: uma convergência. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 24., 2007, São Leopoldo, RS. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História - História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo: Unisinos, 2007. CD-ROM.
SAVIANI, Demerval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Demerval. Política e Educação no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados,2002.
SILVA, Vilma Correa Amancio da. Um caminho inovador: o projeto educacional da Escola Regional de Merity (1921-1937). Dissertação de Mestrado, Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.
STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. 3: século XX. Petrópolis, 2014.
VEIGA, Cynthia. História da educação. São Paulo: Ática, 2007.
VIANNA, Adriana de Resende B. 1999. O Mal que se Adivinha: Polícia e Menoridade no Rio de Janeiro (1910-1920). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1999.
VIDAL, Diana Gonçalves. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2001.
XAVIER, Libânia Nacif. Qualificação de professores em três campanhas do Ministério da Educação no decênio 1950-1960. In: MENDONÇA Ana Waleska; XAVIER, Libânia Nacif. (Orgs.). Por uma política de formação do magistério nacional: o Inep/MEC dos anos 1950/1960. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008. Disponível em http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/%7B12959715-430B-4CE3-BDED-AEEFE880B3A4%7D_volume1Porumapolitica.pdf. Acessado em 04 abri 2013.