UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Trabalho e Educação I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF08-15375
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

? Compreender o conceito de Trabalho e de Educação a partir de distintas formas de compreensão do mundo e da realidade (tradição liberal / tradição crítica);
? Entender a natureza e a especificidade do capitalismo e seus impactos diretos na relação trabalho/educação com ênfase na gênese histórica do capital, suas contradições e transformações históricas - liberalismo e neoliberalismo;
? Construir um referencial teórico-metodológico básico de análise da relação Trabalho/Educação vinculada ao modo de produção capitalista;
? Analisar o padrão e os dilemas da organização do trabalho no capitalismo, com ênfase nos modos de produção historicamente referenciados - taylorismo, fordismo, toyotismo, reestruturação produtiva, etc e seus impactos no desenvolvimento da educação escolar;
? Compreender historicamente as novas formas de produção e as alterações no novo padrão de sociabilidade com ênfase na formação escolar.

EMENTA:

O trabalho e seus aspectos históricos e filosóficos na formação da sociedade e dos homens. As relações entre trabalho e formas de organização econômico-sociais. As bases históricas do pensamento econômico e do modo de produção capitalista. As relações entre o mundo do trabalho e o mundo da educação: principais concepções, métodos e instrumentos de análise. A organização do trabalho e da educação no capitalismo: a divisão do trabalho, os modos de produção e suas "novas" formas de organização e os impactos na formação escolar. A reestruturação produtiva, as mudanças tecnológicas e suas implicações para a formação/educação do trabalhador.


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