UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Infâncias I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15374
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Conhecer a produção teórica hegemônica no campo da Educação Infantil e suas interlocuções com o currículo, propostas e práticas.
EMENTA:

A Infância pela Psicologia do Desenvolvimento, pela Sociologia da Infância e suas implicações sobre o atendimento educacional sistematizado das crianças de 0 a 5 anos. A produção teórica no campo do currículo para a Educação Infantil. Questões e tensões: brincar/ensinar; antecipação da escolarização; entre outros. Políticas Curriculares para a Educação Infantil. Cotidiano. Planejamento. Organização do tempo e do espaço escolar. Avaliação.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Luciana Pires. Uma escrita de Vitor, uma escrita para Vitor e uma escrita por Vitor. Seda Revista de Letras da Rural/RJ. SEDA - Revista de Letras da Rural/RJ. Seropédica/RJ, v. 1, n. 3, p. 60-70, set./dez., 2016.
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
CRAIDY, Carmem, KAERCHER, Gládis E. Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
CORSARO, Willian Arnold. Sociologia da infância. São Paulo: Artmed, 201.
KRAMER, S; NUNES, M.F.R; CORSINO, P. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Educação e Pesquisa, 37 (91), p. 69-85, abr, 2011.
NOGUERA, Renato. Entre a linha e a roda: infância e educação das relações étnico-raciais. Revista do Programa de Pós-graduação em Humanidades Culturas e Artes/UNIGRANRIO. Duque de Caxias/RJ, v.1, n.15, 2017.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
SIROTA, Regine. Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 112, p. 7-31, mar. 2001.
ZABALZA, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre, Artmed, 1998.