UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF06-15373
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 6 6 90

OBJETIVO(S):

Favorecer a reflexão acerca das questões referentes ao ensino e à aprendizagem. Analisar as possibilidades e os efeitos da relação com as novas tecnologias de informação e comunicação. Discutir teorias contemporâneas sobre os processos cognitivos. Apresentar e discutir os estudos sobre o desenvolvimento das diferentes linguagens no âmbito das práticas educativas. Estudar as contribuições das ciências humanas para o campo das deficiências. Promover a articulação entre as bases teórico conceituais e os modos como estas são incorporadas a diferentes contextos. Laboratório Psicologia do Ensino e da Aprendizagem: discussão de situações de inclusão escolar a partir de experiências discentes; análise de possíveis aproximações entre os conteúdos da disciplina com experiências docentes/discentes.
EMENTA:

Relações entre psicologia do ensino e da aprendizagem e as práticas educacionais. As novas tecnologias de informação e comunicação e suas implicações para o ensinar e o aprender. Discussões atuais acerca dos processos cognitivos e suas articulações com as práticas educacionais. Discussões contemporâneas sobre a aprendizagem e o ensino da lingua(gem) e suas implicações para os diversos letramentos. Aspectos psicopedagógicos do ensino e da aprendizagem de língua materna, matemática, entre outras. Corpo/corporeidades e subjetividades. Estudos das deficiências. Laboratório Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Discussão de situações de inclusão escolar a partir de experiências discentes; análise de possíveis aproximações entre os conteúdos da disciplina com experiências docentes/discentes.


BIBLIOGRAFIA:

ASBAHR, F. A PESQUISA SOBRE A ATIVIDADE PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. MAIO /JUN /JUL /AGO, Nº29, 2005, P.108-118. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.SCIELO.BR/PDF/RBEDU/N29/N29A09
BANNELL, RALPH I. ET AL. EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E APRENDIZAGENS. PETRÓPOLIS, VOZES, 2016.
COLL, CESAR ET AL. O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA. SÃO PAULO: ÁTICA, 2006.
COLL, C., PALACIOS, J., MARCHESI, A. DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E EDUCAÇÃO. VOL.II. PORTO ALEGRE: ARTMED,1995.
DINIZ, D. O QUE É DEFICIÊNCIA? SÃO PAULO: BRASILIENSE, 2007.
FERREIRA, A. J. LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO ATRAVÉS DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: COM ATIVIDADES REFLEXIVAS. 1. ED. PONTA GROSSA: ESTÚDIO TEXTO, 2015. V. 1.
GALUSH, M. T; SFORNI, M. S. APRENDIZAGEM CONCEITUAL E APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL1 EST. AVAL. EDUC., SÃO PAULO, V. 20, N. 42, P. 111-124, JAN./ABR. 2009. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.FCC.ORG.BR/PESQUISA/PUBLICACOES/EAE/ARQUIVOS/1470/1470.PDF
KLEIMAN, A. OS SIGNIFICADOS DO LETRAMENTO. CAMPINAS: MERCADO DAS LETRAS, 1995.
LERNER, D.; SADOVSKY, P. CAPÍTULO 5: O SISTEMA DE NUMERAÇÃO: UM PROBLEMA DIDÁTICO. IN CECILIA PARRA E
IRMA SAIZ (ORGS) DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: REFLEXÕES PSICOPEDAGÓGICAS. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2001, P. 73-155.
MORAES, M.; MARTINS, B. S.; FONTES, F.; MASCARENHAS, L. T. DEFICIÊNCIA EM QUESTÃO: PARA UMA CRISE DA NORMALIDADE. RIO DE JANEIRO: NAU, 2017.
NUNES, T.; BRYANT, P. CRIANÇAS FAZENDO MATEMÁTICA. PORTO ALEGRE: ARTES MÉDICAS, 1997.
RUFINO, L. O QUE PODE ELEGBARA? FILOSOFIAS DO CORPO E SABEDORIAS DE FRESTA. VOLUNTAS, SANTA MARIA, V.10, P.65-82, SET.2019. DISPONÍVEL EM: HTTPS://PERIODICOS.UFSM.BR/VOLUNTAS/ARTICLE/VIEW/39951
SIBILIA, P. DO CONFINAMENTO À CONEXÃO: AS REDES INFILTRAM E SUBVERTEM OS MUROS ESCOLARES. IN: CASTRO, PAULO A. (ORG.) INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONTEMPORANEIDADE. [LIVRO ELETRÔNICO] CAPINA GRANDE: EDITORA REALIZE, P. 21-48, 2015. DISPONÍVEL EM: HTTP://EDITORAREALIZE.COM.BR/REVISTAS/EBOOK_CONEDU/TRABALHOS/EBOOK_CONEDU.PDF
SOARES, M. LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: AS MUITAS FACETAS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. JAN/FEV/MAR/ABR, Nº25, 2004, P.5-17.
VALLE, J. W. E CONNOR, D. RESSIGNIFICANDO A DEFICIÊNCIA: DA ABORDAGEM SOCIAL ÀS PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA. (TRADUÇÃO DE FERNANDO S. RODRIGUES). PORTO ALEGRE: AMGH, 2014.