UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História da Educação II: Estado, Cidadania e Escolarização
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF06-15371
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 6 6 90

OBJETIVO(S):

- Refletir acerca da produção de conhecimento em História da Educação e seus aspectos teórico-metodológicos;
- Identificar a História da Educação como campo de pesquisa e de ensino;
- Compreender a historicidade dos processos educativos e das práticas escolares;
- Analisar concepções, práticas e projetos educativos nos períodos estudados, observando a dinâmica de continuidades e descontinuidades;
- Analisar a participação de diferentes atores e agências sociais nos processos educacionais;
- Oferecer subsídios para pesquisa em História da Educação.
- Laboratório "Memórias educativas: projetos em disputa".
O laboratório consiste em atividades de campo e de pesquisa voltadas para realização de levantamentos, visitas de observação, investigação e análise histórica de instituições, acervos, locais de memória e de educação patrimonial com diferentes projetos educativos. Pretende-se, a partir desses espaços, observar e refletir acerca do uso da arquitetura, de elementos ornamentais, da estética, de objetos, materiais e documentos como dispositivos pedagógicos que visavam a aprendizagem de determinados saberes e comportamentos em uma dada época. Também está incluída no escopo da proposta a discussão da importância da preservação desses espaços de história e de memória, bem como sua utilização como recurso didático para compreensão da historicidade dos processos educativos e das configurações de categorias de trabalhadores da educação.

EMENTA:

Renascimento, Humanismo e reformas religiosas: repercussões no campo educativo. Infância, família e indivíduo como construção histórica. Escola moderna: novos tempos, sujeitos e organização. Experiências educativas em distintos territórios. Espaços, formas de educação e socialização na América Portuguesa. Iluminismo, Revolução Francesa e os debates do "homem novo" no campo educacional. Estado português, Reforma Pombalina e organização da profissão docente. Política joanina, cultura e educação. Estado imperial e política educacional. A educação e a sociedade industrial do trabalho. Formação docente: projetos em disputa. Ensino primário, secundário e superior no século XIX: diferentes caminhos. Sujeitos da educação: crianças, mulheres e negros. - Laboratório "Memórias educativas: projetos em disputa".


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