UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Psicologia, Educação e Subjetividades
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-15369
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)
FEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

): Apresentar as principais teorias psicológicas do desenvolvimento humano, discutindo suas implicações pedagógicas. Problematizar a produção social de subjetividades na sociedade contemporânea. Apresentar a produção de conhecimento como construção coletiva.


EMENTA:

Relações entre Psicologia e Educação. Psicologia do desenvolvimento. A produção social dos sujeitos: individualidade e singularidade no contexto da sociedade contemporânea. A produção de conhecimento como construção coletiva, resultado de interações cognitivas, culturais e sócio-afetivas. Articulações entre desenvolvimento moral e autonomia em contextos educativos.


BIBLIOGRAFIA:

BIBLIOGRAFIA:
COLL, C., PALACIOS, J., MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Vol.I. Porto Alegre: ARTMED, 1995.
JOBIM e SOUZA, Solange. Ressignificando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. In: KRAMER, Sonia e LEITE, Maria Isabel (orgs.). Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 1996. Disponível em: http://gips.usuarios.rdc.puc-rio.br/infancia.pdf
KRAMER, S. A infância e sua singularidade. In: Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos. Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2 ed. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf
LIMA, F. Vidas pretas, processos de subjetivação e sofrimento psíquico: sobre viveres, feminismo, interseccionalidades e mulheres negras. In: PEREIRA, M. O. E PASSOS, R. G. Luta antimanicomial e feminismos: discussões de gênero, raça e classe para a reforma psiquiátrica brasileira. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.
MACIEL, I. M. (org.). Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. RJ: Ciência Moderna, 2001.
MATTOS, A.; BERTOL, C. Oficinas de sexualidade nas escolas: saberes, corpo e diversidade. In: MARTINS, H. et al. Intersecções em Psicologia Social: raça/etnia, gênero, sexualidades (Coleção Práticas sociais, políticas públicas e direitos humanos). Florianópolis: Abrapso/ Editora do bosque CFH/UFSC, 2015. p. 130-150. Disponível em: http://www.abrapso.org.br/download/download?ID_DOWNLOAD=471
MATTOS, A. SCHUCMAN, L. V.; MARTINS, H. V. A Psicologia e o Discurso Racial sobre o Negro: do "Objeto da Ciência" ao Sujeito Político. Psicologia ciencia e profissão, Brasília, v. 37, n. especial, p. 172-185, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v37nspe/1414-9893-pcp-37-spe1-0172.pdf
SOUZA, S.J. Subjetividade em questão. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000.
TAILLE,Y. Limites: três dimensões educacionais. São Paulo: Ática, 2002.