UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação, Diferenças e Alteridades
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF06-15368
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia (versão 4)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 6 6 90

EMENTA:

1. O QUE É CULTURA? 2. DIFERENÇAS E CONEXÕES ENTRE NATUREZA E CULTURA 3. CONCEPÇÕES DE ETNOCENTRISMO, DIFERENÇA, DIVERSIDADE E ALTERIDADE NA PRÁTICA EDUCATIVA. 4. DIVERSIDADE BRASILEIRA. 5. METODOLOGIAS DE PESQUISA DE CAMPO EM ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO (ETNOGRAFIA, CARTOGRAFIA, ETC). 6. OS CONCEITOS DE ETNIA E ETNICIDADE. 7. MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA. 8.PROCESSOS EDUCATIVOS, IDENTIDADE E PRODUÇÃO DE DIFERENÇA. 9. INTERSECCIONALIDADE. LABORATÓRIO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM CULTURA E EDUCAÇÃO.

OBJETIVO(S):

- APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES E CONHECIMENTOS DA ANTROPOLOGIA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
- APRESENTAR AS CONEXÕES ENTRE CULTURA E EDUCAÇÃO
- ANALISAR PROCESSOS IDENTITÁRIOS E DE PRODUÇÃO DE DIFERENÇAS E SEU IMPACTO NO PROCESSO EDUCATIVO
- PARTICIPAÇÃO NO LABORATÓRIO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM CULTURA E EDUCAÇÃO.


BIBLIOGRAFIA:

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