UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Leitura, Produção, Criação e Autoria
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF07-15364
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Estimular a produção textual e exercitar a leitura, levando alunas e alunos a se reconhecerem como sujeitos autores e leitores, ampliando suas habilidades linguísticas de forma a facilitar a lide com os textos acadêmicos e literários que compõem um curso de Ensino Superior.
EMENTA:

Leitura de mundo, os textos que nos compõem, linguagem verbal x não-verbal, conceito de autoria, perspectiva dialógica da linguagem, gêneros textuais, leitura de textos em diversos gêneros, elaboração de textos em diversos gêneros.


BIBLIOGRAFIA:

1. ANDRADE, Ludmila T. de. A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 95, p. 1297- 1315, dez., 2003.
2. _______. Práticas universitárias de leitura e escrita de futuros professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, n. 27, 2004, Caxambu. Rio de Janeiro, ANPEd, 2004.
3. BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
4. _______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
5. DAUSTER, Tania; FERREIRA, Lucelena (orgs.). Por que ler? Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.
6. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2000.
7. _______. A Hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
8. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 1989.
9. LACERDA, Mitsi P. de. (org.). A escrita inscrita na formação docente. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009.
10. LISPECTOR, Clarice. A Descoberta do Mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
11. LUFT, Celso Pedro. Língua e liberdade. São Paulo: Ática, 2000;
12. MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
13. MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.
14. MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005.
15. MORICONI, Ítalo (org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
16. _______. Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
17. PRADO, G. do V. T.; FERNANDES, C. H. Saberes docentes tecidos na escrita: pontos do fazer constituídos na autoria e na interlocução. In: LACERDA, M. P. de. (org.). A escrita inscrita na formação docente. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009.
18. PRADO, Guilherme do V. T.; PINHEIRO, M. A. de M.; FERNANDES, C. H. Escrita, autoria e formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, n. 15, 2010, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2010.
19. RAMOS, Graciliano. Infância. 23. ed. Posfácio Octavio de Faria. Il. Darcy Penteado. Rio de Janeiro: Record, 1986.