UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Trabalho e Educação II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF08-15363
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Construir um referencial teórico-metodológico básico de análise da relação trabalho/educação no contexto do capitalismo dependente brasileiro;
Compreender historicamente os determinantes externos e internos das políticas de trabalho/educação no Brasil levando-se em conta o papel dos Organismos Internacionais e suas agendas para as políticas de formação do trabalho nos países de economia periférica;
Estudar a expansão do modo de produção capitalista no Brasil e suas implicações educacionais no ensino médio e técnico-profissionalizante;
Analisar e problematizar os principais determinantes históricos de políticas e ações voltadas à formação escolar para o trabalho simples e para o trabalho complexo no Brasil;
Conhecer as temáticas, as contribuições e as problemáticas da produção acadêmica na área de Trabalho/Educação no Brasil.

EMENTA:

A categoria Trabalho e o princípio educativo. O capitalismo dependente brasileiro, modos de produção e centralidade do Trabalho: configurações históricas e aportes teórico-metodológicos. Referências históricas das políticas de Educação e Trabalho no Brasil: ditadura empresarial-militar; redemocratização; Gov. FHC, Gov. Lula, Gov. Dilma, Gov. Temer. Políticas de Educação e Trabalho no Brasil: Educação Profissional, EJA, concepções empresariais, Sistema S, etc. Os Organismos Internacionais e as mudanças na formação para o trabalho simples e para o trabalho complexo no Brasil. Sociedades capitalistas em transformação: as políticas de educação neoliberais no Brasil.


BIBLIOGRAFIA:

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