UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Gestão de Sistemas Educacionais I: Planejamento Educacional
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF08-15360
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender os padrões e os dilemas da relação: Estado, política e Planejamento Educacional;
Analisar a articulação dos organismos internacionais e o planejamento educacional no Brasil;
Refletir sobre o processo de elaboração, concepção e implementação do plano nacional de educação a partir dos documentos (legislação, plano e política) estatal, das reivindicações dos movimentos sociais e da produção cientifica;
Comparar o processo de elaboração e os fundamentos teóricos do plano nacional de educação (2001-2011) e o plano nacional de educação: proposta da sociedade; plano nacional de educação (2014-2024) e o plano da CONAE;
Analisar os planos municipais e estaduais de educação;
Conceituar e compreender o projeto político pedagógico e suas implicações para o planejamento escolar.

EMENTA:

A política, o planejamento educacional e os respectivos planos, programas e projetos: as concepções da gestão e financiamento. Gestão e planejamento educacional: distintas concepções (sindical, empresarial, acadêmicas e profissionais). O planejamento nos sistemas educacionais e escolares: LDBN, PNEs, PDE (PAR, PDE-ESCOLA), PEE, PME, PPP. Projeto pedagógico: concepções e formulações. O pedagogo/supervisor, orientador educacional e gestor: diante do planejamento educacional e escolar.


BIBLIOGRAFIA:

AGUIAR, M. A. O conselho nacional de secretários de educação na reforma educacional do governo FHC. Educ. Soc., set 2002, vol.23, no.80.
AZEVEDO, J.M.L. de. Implicações da nova lógica de ação do estado para a educação municipal. Educ. Soc., v.23, n. 80. São Paulo: Cortez: Campinas, 2004.
BARÃO,G. O. D.; GONÇALVES, L. S. Plano nacional de educação e a implementação do princípio da gestão democrática: possibilidades e contradições. DisponíveL: HTTP://PERIODICOS.ESTACIO.BR/INDEX.PHP/REEDUC/ARTICLE/VIEWARTICLE/455
BRITO, M. B.; PRADO, e. C.; SILVA, M. J. B. Gestão democrática e a hegemonia do planejamento estratégico em educação: o caso PDE-Escola, para onde vamos? Http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/pdfs/trabalhoscompletos/comunicacoesrelatos/0340.pdf
BRZEZINSKI, I. (org). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 2003.
CALAZANS, M. J. et al. Planejamento e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 1993.
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONED). Comparação entre os planos nacionais de educação (da sociedade e do MEC). In: congresso nacional de educação (CONED). Plano nacional de educação: proposta da sociedade brasileira. Brasília, 2000.
FAVERO, O. Concepção de política e planejamento educacional. Disponível em: http://www.durmevaltrigueiro.pro.br/deposmar.htm.
FERNANDES, F. Educação e Sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus, 1966.
FONSECA, M. Financiamento externo e política educacional: 20 anos de cooperação técnica do BIRD. In: PORTELLA, R. (org.). Política Educacional: impasses e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1995, v. 1, p. 85-121.
FONSECA, M. O banco mundial e a educação: reflexão sobre o caso brasileiro. In: GENTILLI, Pablo (org.). Pedagogia da exclusão. Petrópolis/RJ: Vozes, 1995.
FONSECA, M. O financiamento do banco mundial à educação brasileira: vinte anos de cooperação internacional. In: TOMMASI, L. HADDAD, S., WARDE, M. J.(org.). O Banco Mundial e a política educacional. São Paulo: Cortez/Puc/Ação Educativa, 1996.
GADOTTI, M. (org.). O sistema nacional de educação: diversos olhares 80 anos após o manifesto. DF. Unesco/Ministério da Educação, 2014.
HORTA, J. S. B. Liberalismo, tecnocracia e planejamento educacional no brasil. São Paulo: Autores Associado: Cortez, 1982.
KRAWCZYK, N. Políticas de regulação e mercantilização da educação: socialização para uma nova cidadania? Educ. Soc., out 2005, vol.26, n.92.
MENDES, D. T. O planejamento educacional no Brasil. Rio de janeiro. Eduerj., 2000.
MINDLIN, B. (org.). Planejamento no Brasil. São Paulo. Editora Perspectiva, 2003.
OLIVEIRA, F. DE. Noiva da revolução - elegia para uma re(li)gião: sudene, nordeste. Planejamento e conflito de classes. São Paulo: Boitempo, 2008.
PEREIRA, L.. História e planificação. In: PEREIRA, L.. Ensaios de sociologia do desenvolvimento. São Paulo: Livraria Pioneira, 1970.
PERONI, V. M. V. A GESTÃO Democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado. Pró-posições, Campinas, v.23. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v23n2/a03v23n2 . Acesso em: 25/5/2016.
PEREIRA, J. M. M.; PRONKO, M. (org.) A demolição de direitos: um exame das políticas do Banco Mundial para a educação e a saúde (1980-2013). Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2014.Disponível:http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l240.pdf.
SADER, E. & GENTILI, p. (org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1995.
SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação. 2. Ed. Campinas: Autores Associados, 1999. 185 p.
SAVIANI, D. O institucional, a organização e a cultura da escola. Cad. Pesqui., maio 2005, vol.35, no.125, p.231-237.
SAVIANI, D. Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios. Educ. Soc., dez 1999, vol.20, no.69.
SEMERARO, G. Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TOMMASI, L. et al (org.). O banco mundial e a política educacional. São Paulo: Cortez/puc/Ação Educativa, 1996.
VALENTE, I.et al. Plano Nacional de Educação ou carta de intenção? Educ. Soc., São Paulo: Cortez, 80, v.23, 2002.
VEIGA, V. P.A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. Cedes, dez 2003, vol.23, no.61.
WERLE, f. O. C.; BARCELLOS, j. A. S. B. Plano municipal de educação e a afirmação de princípios para a educação local. Ensaio: avaliação em políticas públicas em educação, R. J., v. 16, n. 61, p. 515-542, out./dez., 2008.