UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Modelagem Matemática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15354
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Fornecer ao aluno os pré-requisitos matemáticos utilizados na modelagem. Destacar e desenvolver conceitos multidisciplinares, tendo a matemática como eixo central.
EMENTA:

Princípios básicos: o que é um modelo, porque modelar, objetivos da modelagem e requisitos para a modelagem; Metodologia: etapas (identificação, formulação e solução), modelos matemáticos (quantitativos e qualitativos), tipos de modelos (determinísticos, formulação e solução), modelos discretos e contínuos, processos de modelagem; Noções de cálculo vetorial e tensorial, significado físico dos operadores gradiente, divergente, rotacional e laplaciano; Propriedades físicas, sistemas de referências, leis de conservação, equações constitutivas; Exemplos envolvendo todas as etapas de modelagem.

PRÉ-REQUISITO 1:

FEBF09-15322 Cálculo IV
PRÉ-REQUISITO 2:

FEBF09-15316 Equações Diferenciais Ordinárias
 
BIBLIOGRAFIA:

1. BASSANEZI, R. C., Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática, Ed. Contexto, São Paulo, 2002.
2. F., J. e Almeida, R. C., Introdução à Modelagem Matemática, Notas impressas Pós Graduação, LNCC, 2003.