UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Lógica e Fundamentos de Matemática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15349
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Ao final do período o estudante deverá ter desenvolvido o raciocínio lógico, utilizando a inferência e o argumento. Além disso, a disciplina deve propiciar que o licenciando desenvolva estratégias para o ensino de lógica na escola básica.
EMENTA:

Relações e funções, domínio, contradomínio, imagem; Relações de equivalência, conjuntos quocientes; Introdução à lógica matemática; Os conceitos matemáticos de axioma, postulado, definição e proposição; Condições necessárias e suficientes, condições logicamente equivalentes, tautologias; Recíprocas e contrapositivas, provas diretas e por contradição; Quantificadores lógicos, tabelas verdade; O Axioma da Escolha e o Paradoxo de Russell; Cardinalidade, conjuntos finitos e infinitos; Conjuntos enumeráveis e não enumeráveis; As cardinalidades dos conjuntos numéricos N, Z, Q e IR; Introdução à teoria dos números transfinitos.

PRÉ-REQUISITO 1:

FEBF09-15306 Fundamentos de Matemática II
 
BIBLIOGRAFIA:

1. E.L. LIMA. Naive Set Theory.Springer-Verlag, New York, 1974.
2. M.C. GEMIGNANI. Basic Concepts of Mathematics and Logic. Adsison-Wesley, Massachusetts, 1968.
3. B.J. CARAÇA. Conceitos Fundamentais da Matemática. Tipografia Matemática, Lisboa, 1951.
4. BERTRAND RUSSEL. Introdução à Filosofia da Matemática. Zahar Editores .R. J., 1966.
5. L Nasser; L. A. A. Tinoco. Argumentação e provas no ensino da matemática. 2ª ed, Rio de Janeiro: UFRJ/Projeto Fundão, 2003.