UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: LIBRAS I: Língua Brasileira de Sinais
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF07-15343
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Geografia (versão 2)
FEBF - Matemática (versão 3)
FEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Conhecer os fundamentos linguísticos da Língua de Sinais Brasileira e desenvolver as habilidades mínimas necessárias para a compreensão, expressão e comunicação nessa língua (nível básico) de forma efetiva. Refletir sobre os fundamentos da Educação Bilíngue de/para/com surdos em relação às propostas e às perspectivas atuais da educação especial e da educação inclusiva a partir de uma visão antropológica. Abordar aspectos teóricos e práticos importantes ao processo de ensino aprendizagem dos surdos sinalizadores tendo a língua de sinais como mediadora
EMENTA:

Desenvolvimento, em nível básico, das habilidades de compreensão e expressão necessárias à comunicação com surdos usuários da Língua de Sinais Brasileira - Libras. Introdução ao estudo das abordagens sobre a surdez e sobre a Educação de Surdos. Conhecimentos básicos sobre os fundamentos linguísticos da Libras. Estudo de aspectos culturais dos surdos brasileiros e suas implicações educacionais.


BIBLIOGRAFIA:

CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. São Paulo: EDUSP, 2001. v.1, v.2.
GESSER, A. Libras? Que Língua é essa? São Paulo: Parábola, 2009.
KARNOPP, L. B.; QUADROS, R. M. de. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.
SKLIAR, C. (Org). Atualidade da educação bilíngue para surdos. v.1, v.2. Porto Alegre: Mediação, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BRITO, L. F. Integração social & educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.
BRITO, L. F. Por uma gramática de língua de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.
BOTELHO, P. Linguagem e Letramento na Educação de Surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FERNANDES, E. Problemas Linguísticos e Cognitivos do Surdo. Rio de Janeiro: Agir, 1990.
GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa abordagem sóciointeracionista. São Paulo: Plexus, 1997.
QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas. 1997
SKLIAR, C. (Org). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
SKLIAR, C. (Org). Atualidade da educação bilíngue para surdos. v. 1 e 2. Porto Alegre: Mediação, 1999.
SKLIAR, C. (Org). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997. SOUZA, R. M. Que palavra que te falta? linguística, educação e surdez. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BIBLIOGRAFIA VIRTUAL:
www.acessibilidadebrasil.org.br Acessado em: 23 de novembro de 2020.
LODI, A. C. B. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05. Educ. Pesqui. vol.39 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2013
Acesso: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022013000100004&script=sci_arttext Acessado em: 23 de novembro de 2020.
www.ines.gov.br Acessado em: 23 de novembro de 2020.