UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF09-15342
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Elaboração pelo aluno, sob a orientação de um professor, da monografia de final de curso, sobre temas de Matemática, História da Matemática ou Educação Matemática.
EMENTA:

Planejamento, execução, avaliação e apresentação oral e escrita de um trabalho de conclusão de curso relacionado a temas de Matemática, História da Matemática ou Educação Matemática, sob a orientação metodológica e científica de um professor.

PRÉ-REQUISITO 1:

FEBF09-15337 Pesquisa em Educação Matemática
 
BIBLIOGRAFIA:

1. ARAUJO, J. L., BORBA, M. C. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
2. FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.
3. LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 2003.
4. BORBA, M.C. PENTEADO, M.G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autentica, 2001.
5. D'AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
6. MOYSÉS, L. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1997.
7. SANTOS, A. R. DOS. Metodologia científica - a construção do conhecimento. DP&A Editora, R. J., 1999.
8. RUDIO, F. V. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Editora Vozes - Petrópolis, 1986.