UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Educação Financeira
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15341
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Resolver as diversas situações-problema na área financeira sob os vários regimes de capitalização;
- Resolver problemas envolvendo anuidades e empréstimos;
- Refletir sobre os currículos de Educação Financeira na escola básica;
- Planejar e avaliar intervenções de ensino que favoreçam a educação financeira nos níveis Fundamental e Médio.

EMENTA:

Aproximação da Matemática Financeira e da Educação Financeira. As principais questões cotidianas que envolvem a tomada de decisões financeiras e o uso de matemática financeira para fundamentar as decisões de consumo. Análise dos resultados encontrados na aplicação de fórmulas, pela calculadora financeira ou pelas planilhas eletrônicas. As concepções de Educação Financeira e literacia financeira. As estratégias nacionais de Educação Financeira. As propostas de currículos e os projetos pedagógicos de ensino. A inserção do tema na educação básica no Brasil.


BIBLIOGRAFIA:

1. BRASIL. Educação Financeira nas Escolas - Ensino Médio. Bloco 1. Brasil: COREMEC, 2010.
2. BRASIL. Educação Financeira nas Escolas - Ensino Médio. Bloco 1(Livro do professor). Brasil: COREMEC, 2010. BRASIL. Educação Financeira nas Escolas - Ensino Médio. Bloco 2. Brasil: COREMEC, 2010.
3. GIANNETTI, E. O valor do amanhã: ensaio sobre a natureza dos juros. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
4. SAMANEZ, C. P. Matemática Financeira - Aplicações à Análise de Investimentos. 3 ed., São Paulo, Prentice Hall, 2002.
5. VIEIRA SOBRINHO, J. D. Matemática Financeira. 7 ed., São Paulo. Atlas, 2000.