UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação, Poder e Sociedade
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-15340
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Analisar as relações entre educação, poder e sociedade.
- Analisar as contribuições e conhecimentos da sociologia no campo da educação
- Propor meios de análise social da escola e da educação a partir da teoria sociológica.
- Compreender como se estruturam as desigualdades sociais (racismo, sexismo, classismo, religiosidade, etc) e como elas são produzidas e reproduzidas no ambiente educacional.
- Analisar a relação entre movimentos sociais e educação

EMENTA:

1. Escolarização, cultura e distinção social. 2. Hierarquias sociais e poder. 3.Teorias sociológicas e educação. 4.O conceito de capital cultural: reprodução cultural e reprodução social. 5. Tensões entre estrutura, conjuntura, indivíduo e sociedade. 6. Movimentos sociais e educação. 7. Democracia, educação e cidadania. 8. Pensamento social brasileiro e educação.


BIBLIOGRAFIA:

1. BENHABIB, Seyla. Feminismo como Crítica da Modernidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
2. BENITES, Tônico. Tradições de Conhecimento Kaiowá e História das Formas de Dominação. In: Gersem José dos Santos Luciano, Maria Barroso Hoffmann, Jô Cardoso de Oliveira. (Orgs.). Olhares Indígenas Contemporâneos II. Brasília: CINEP, 2012, pp. 58-103.
3. BICUDO, Virgínia. Atitudes Raciais de Pretos e Mulatos em São Paulo. São paulo: Editora Sociologia e Política, 2010.
4. BOURDIEU, P. Reprodução cultural e reprodução social. In.:____. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1987.
5. CAMPOS, Rogério Cunha. A luta dos trabalhadores pela escola. São Paulo: Loyola, 1989.
6. DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
7. DURKHEIM, Emile. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1973.
8. FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
9. FLAUZINA, Ana Luiza. COSTA VARGAS, João. Motim: Horizontes do genocídio anti-negro nas Américas. Brasília: Brado Negro, 2017.
10. FONSECA, Cláudia. Quando cada caso NÃO é um caso. Revista Brasileira de Educação/ ANPED, 1999, n.10, jan./fev./mar. p.58-78.
11. FORQUIN, Jean Claude. Sociologia da Educação. Vozes: Petrópolis, 1995.
12. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1993.
13. GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.
14. GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. In: RevistaTempo Brasileiro, nº. 92/93 (jan./jun.). 1988b, p. 69-82.
15. HALL, Stuart. Identidade Cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
16. HILL-COLLINS, Patricia. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro.Revista Sociedade e Estado. V.31, N.1, Janeiro/Abril 2016.
17. JESUS, Maria Carolina de. Quarto de Despejo. Diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2016.
18. LORDE, Audre. Sister Outsider. Berkeley: Crossing Press, 1984.
19. MILLS, Wright C. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1964.
20. MUNDURUCU, Daniel. 2010. O caráter educativo do movimento indígena (1970-1990): visão de mundo dos fundadores do movimento. Tese de doutorado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP).
21. NOGUEIRA e CATANI (Orgs.) Pierre Bourdieu. Escritos de Educação. Vozes, RJ, 1998.
22. QUINTANEIRO, Tânia et.al. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
23. RACIONAIS MC's. Sobrevivendo no Inferno. Cosa Nostra, 1997. Disco Sonoro (71 minutos)
24. RANCIÉRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autentica, 2004.
25. SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
26. SANTOS, Boaventura. Descolonizar o Saber, reinventar o poder. Montevieu: trilce, 2010.
27. SILVA, Mário Augusto Medeiros da. A Descoberta do Insólito. Literatura Negra e Periférica no Brasil. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.
28. TURA, Maria de Lourdes Rangel (Org). Sociologia para educadores. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.
29. WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Brasília. Ed. UNB. 1981.
30. WERNECK, Jurema. O belo ou o puro? Racismo, eugenia e novas (bio)tecnologia.. In: ROTANIA, A; WERNECK, J. (Org.). Sob o Signo das Biopolíticas: vozes críticas da sociedade civil. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais, 2004, v. 1, p. 49-63.