UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Ensino de Probabilidade e Estatística
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15338
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Possibilitar ao licenciando a construção de elos entre os conceitos associados ao tratamento da informação e suas metodologias de ensino, trabalhando não só as metodologias, mas também a fundamentação teórica e histórica dos conteúdos. Formas de avaliação destes conteúdos.
EMENTA:

As estatísticas nos meios de comunicação e a introdução de conceitos estatísticos na educação básica. Alfabetização estatística. O raciocínio probabilístico no dia a dia e nas ciências. Educação Matemática Crítica e o Tratamento da Informação. Projetos interdisciplinares: Probabilidade e Biologia, Estatística e Geografia, Estatística e temas transversais. Atividades que promovem a distinção entre eventos aleatórios e eventos probabilísticos. Modelagem Matemática e Resolução de problemas em que se empregam o princípio multiplicativo e o cálculo de probabilidade. O planejamento e execução de uma pesquisa em sala de aula. A adequação de gráficos, fluxogramas e tabelas aos tipos de dados. Argumentação e provas no ensino de Probabilidade e Estatística. As Tecnologias de Informação e Comunicação como recurso para o ensino de Probabilidade e Estatística. Probabilidade e Estatística nos livros didáticos da educação básica. As medidas estatísticas na avaliação da aprendizagem.


BIBLIOGRAFIA:

1. ARNOT, A. Estatística Fácil. São Paulo: Saraiva, 2002.
2. BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
3. CARVALHO, P.C.P.; LIMA, E. L.; MORGADO A.C.; WAGNER, E. A Matemática do Ensino Médio, vol. 1. SBM/IMPA/VITAE, Rio de Janeiro, 1997.
4. CAZORLA, I. M.; GUSMÃO, T. C.; KATAOKA, V. Y. Validação de uma Sequência Didática de Probabilidade a partir da Análise da Prática de Professores, sob a Ótica do Enfoque Ontossemiótico. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 537-560, ago. 2011.
5. LOPES, C. E. O Ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a Formação dos Professores. Caderno CEDES vol. 28 nº 74. Campinas, 2008.
6. MORETTO, V. P. Prova - um momento privilegiado de estudo - não um acerto de contas. 4. ed. Rio de Janeiro: 2004.
7. SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001, Coleção Perspectivas em Educação Matemática, SBEM, 160 p.