UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História da Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-15334
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Geografia (versão 2)
FEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Refletir acerca da produção de conhecimento em História da Educação e seus aspectos teórico-metodológicos;
- Identificar a História da Educação como campo de pesquisa e de ensino;
- Compreender a historicidade dos processos educativos e das práticas escolares;
- Analisar concepções, práticas e projetos educativos nos períodos estudados, observando a dinâmica de continuidades e descontinuidades;
- Analisar a participação de diferentes atores e agências sociais nos processos educacionais;
- Refletir acerca das relações entre espaços, tempos, sujeitos, saberes e práticas escolares.

EMENTA:

Conceitos fundamentais de História e memória. Estado, cidadania e a construção da forma escolar ocidental. Espaços, formas de educação e socialização na América Portuguesa. Estado imperial e política educacional. A educação e a sociedade industrial do trabalho. A história da profissão docente no Brasil. Sujeitos da educação: crianças, mulheres e negros. Repúblicas, cidadania e escolarização. Escola Nova: Continuidades e descontinuidades. Organização da educação na Era Vargas. Baixada Fluminense: história, memória e educação. Movimentos de educação popular. Embates entre o público e o privado no campo educacional. Educação na Ditadura Militar (1964-1985). Os desafios educacionais no contexto da redemocratização: projetos, sujeitos e experiências.


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