UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Ensino de Álgebra
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15332
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Possibilitar ao licenciando a construção de elos entre os conceitos algébricos e suas metodologias de ensino, trabalhando não só as metodologias, mas também a fundamentação teórica e histórica dos conteúdos. Formas de avaliação destes conteúdos.
EMENTA:

A importância das representações na aprendizagem matemática. Generalizações e abstrações reflexivas. Situações e atividades que envolvem o reconhecimento de padrões e regularidades. Early Álgebra: a álgebra nos anos iniciais. A distinção entre o pensamento algébrico e o pensamento aritmético. Linguagem algébrica: variável ou incógnita? Expressões algébricas e produtos notáveis associados à Geometria. As propriedades da igualdade na resolução de equações do 1º e do 2º grau ou de outras equações redutíveis a estas. Resolução de problemas e modelagem matemática. A introdução do raciocínio funcional nos anos iniciais. O ensino de função: representações numéricas, algébricas e gráficas. As Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao ensino de funções. Argumentações e provas em álgebra na educação básica. Projetos interdisciplinares: modelos matemáticos na Física e na Química. A álgebra nos livros didáticos de matemática da educação básica.


BIBLIOGRAFIA:

1. BASSANEZI, R.C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática, 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2006. BIEMBENGUT, M.S. e HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino, 8ª série. São Paulo: Contexto, 2007. BLANTON, L. M. et al. Early Algebra. In: Algebra: Gateway to a Technological Future, Columbia/USA, The Mathematical Association of America, 2007, p. 14-18.
2. CYRINO, M. C. de C. T.; OLIVEIRA, H. M. Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal. Bolema, Rio Claro (SP), v. 24, n. 38, p. 97 - 126, abril 2011.
3. LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética a álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.
4. NAGY-SILVA, M. C.; BURIASCO, R. L. C. Análise da produção escrita em Matemática: algumas considerações. Ciência & Educação, Bauru (SP), v. 11, n. 3, p. 499 - 512, 2005.
5. PONTE, J. P.; BRANCO, N.; MATOS, A. Álgebra no Ensino Básico. Disponível em: < http://area.dgidc.minedu.pt/materiais_NPMEB/003_Brochura_Algebra_NPMEB_(Set2009).pdf>. Acesso em: 10 abr. 2014.
6. SILVA, D. P. Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do Ensino Fundamental I. 2012. 157f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina 2012.
7. VIOLA DOS SANTOS, J. R. O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática. 2007. 108f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.