UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Psicologia e Educação II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-15328
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar e discutir os estudos sobre o desenvolvimento das diferentes linguagens no âmbito das práticas educativas. Estudar as contribuições das ciências humanas para o campo das deficiências. Problematizar as principais teorias sobre as dificuldades de aprendizagem e sobre o fracasso escolar. Discutir os efeitos do currículo e da avaliação nas práticas de ensino e aprendizagem da matemática.
EMENTA:

Discussões contemporâneas sobre a aprendizagem e o ensino da lingua(gem) e suas implicações para os diversos letramentos. Dificuldades de aprendizagem e produção do fracasso escolar. Os dispositivos pedagógicos currículo e avaliação da aprendizagem: desafios e questões da educação matemática. Discussões atuais sobre processos cognitivos. Estudos das deficiências.


BIBLIOGRAFIA:

1. BANNELL, Ralph I. et al. Educação no século XXI: Cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis, Vozes, 2016.
2. COLL, C., PALACIOS, J., MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Vol.II. Porto Alegre: ARTMED, 1995.
3. DINIZ, D. O que é deficiência? São Paulo: Brasiliense, 2007.
4. ESTEBAN, M. T. (org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
5. GALUSH, M. T; SFORNI, M. S. Aprendizagem conceitual e apropriação da linguagem escrita: contribuições da teoria histórico-cultural1 Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 20, n. 42, p. 111-124, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1470/1470.pdf
6. GRYMUZA, A.; REGO, R. Teoria da atividade: uma possibilidade no ensino da matemática. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.2, p. 117-138, jul.-dez. 2014. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/20864/12564
7. LERNER, D.; SADOVSKY, P. Capítulo 5: O sistema de numeração: um problema didático. In: Cecilia PARRA e
8. Irma SAIZ (orgs) Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 73-155.
9. MARAFON, G.; SOUZA, M. P. C. E. ; CARIJO, M. C. A. Inclusão: só com laudo? Entre políticas e práticas educacionais In: Flavia Lemos et al. (Org.). Conversas transversalizantes entre psicologia política, social-comunitária e institucional com os campos da educação, saúde e direitos. 1ª ed. Curitiba: CRV, 2017, v. 7°, p. 21-805.
10. NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
11. PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1990.
12. ROCHA, M. MARCONDES, A. FERNANDES, A. (orgs.) Novos possíveis no encontro da psicologia com a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
13. SIBILIA, P. Do confinamento à conexão: as redes infiltram e subvertem os muros escolares. In: CASTRO, Paulo A. (org.) Inovação, ciência e tecnologia: desafios e perspectivas na contemporaneidade. [livro eletrônico] Capina Grande: Editora Realize, p. 21-48, 2015. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/ebook_conedu/trabalhos/ebook_conedu.pdf
14. SILVA, T. T. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Disponível em: https://sites.google.com/site/teoriasdecurriculo/home/livro
15. SOARES, M. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr, nº25, 2004, p.5-17.
16. VALLE, Jan W. E CONNOR, David. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola. (tradução de Fernando S. Rodrigues). Porto Alegre: AMGH, 2014.