UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Gestão de Sistemas Educacionais II: Escola e Planejamento Escolar
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF08-15326
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)
FEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender a educação escolar e gestão no contexto das políticas educacionais;
Analisar o contexto histórico e as concepções de teoria de sistemas e de gestão educacional;
Apreender os padrões de planejamento no Brasil a partir do Plano Nacional Abordar os conceitos centralização e descentralização, público e privado na história da educação brasileira e nos sistemas educacionais;
Relacionar e analisar criticamente as interfaces e os conflitos entre sistema e escola.

EMENTA:

Educação escolar: política e organização da gestão. A escola e os processos de gestão: sistemas (visão macro e micro) e concepções de gestão. Do Planejamento Nacional ao Projeto Político da Escola: Plano Nacional de Educação e Plano na Escola. Administração escolar, os diversos setores na escola e participação da comunidade. O licenciado/gestor e a organização do trabalho na escola: limites e possibilidades da Gestão democrática.


BIBLIOGRAFIA:

AGUIAR, M. A. da S. O conselho nacional de secretários de educação na reforma educacional do governo FHC. Educ. Soc., set 2002, vol.23, n. 80, p.72-89.
ARAUJO, G. C. de. Município, federação e educação: instituições e ideias políticas no brasil. 29ª. Reunião anual da ANPED, Caxambu, 2006.
CHAUÍ, M.. Público, privado, despotismo. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
DAVIES, N. O FUNDEF e o orçamento da educação: desvendando a caixa preta. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
FÉLIX, M. F. C. Administração escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986.
FERNANDES, F. Educação e Sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus, 1966.
FERREIRA, N. S. E A., M. A. (orgs.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2001.
FONSECA, M. F.; TOSCHI, M. S. T.; OLIVEIRA, J. F. Escolas gerenciadas: planos de desenvolvimento e projetos político pedagógicos em debate. 1. Ed. Goiânia: editora da UCG, 2004.
HORA, D. L. da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. Campinas: Papirus, 2006.
LIBÂNEO. J. C. et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LUMERTZ, J. S. Os impactos da parceria público-privada na educação para a gestão da escola. In: PERONI, V. R. A. Políticas educação em tempos de redefinições no papel: implicações para a democratização da educação. Porto Alegre: UFGRS, 2011.
MARQUES, L. R. Caminhos da democracia nas políticas de descentralização da gestão escolar. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., dez 2006, vol.14, no.53.
PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 10ª.ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 2001a.
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: ed. Ática, 1997.
PARO, V. H. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.
PARO, V. H. O princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. In: OLIVEIRA, R. et al (orgs.) Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da constituição federal. São Paulo: Xamã, 2001.
PARO, V. H. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 28, jul./dez., 2002.
SADER, e. & GENTILi, p. (org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de janeiro: paz e terra, 1995.
SANTOS, A. L. F. dos. Gestão democrática da escola: bases epistemológicas, políticas e pedagógicas. In: 29ª. Reunião anual da ANPED, Caxambu, 2006.
SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação. 2. Ed. Campinas: autores associados, 1999.
SAVIANI, D. O institucional, a organização e a cultura da escola. Cad. Pesqui., maio 2005, vol.35, no.125.
SAVIANI, D. Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios. Educ. Soc., dez 1999 vol.20, no.69, p.119-136.
SEMERARO, G. Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis, RJ: vozes, 2002.
VEIGA, I. P. A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. Cedes, dez 2003, vol.23, no.61.