UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Matemática Discreta
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15323
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

O objetivo da disciplina é fornecer aos alunos conhecimento das principais técnicas de matemática discreta indispensáveis na resolução de problemas, apresentando diferentes estratégias de ensino e relacionando os conteúdos com suas aplicações no dia a dia.
EMENTA:

Princípio fundamental da contagem; Contagem sem repetição; Permutações e combinações simples, permutações circulares; Provas por argumento combinatório; Contagem com repetição; Permutações e combinações completas; Números binomiais; Combinações complementares; Relação de Stifel, triângulo de Pascal, teoremas das linhas, colunas e diagonais, binômio de Newton, polinômio de Leibniz; Princípio da inclusão e exclusão; Permutações caóticas, função de Euler; Introdução à Teoria dos Grafos: Conceitos Básicos; Árvores.


BIBLIOGRAFIA:

1. A.C. MORGADO, J.B. PITOMBEIRA, P.C.P. CARVALHO & P. FERNANDEZ. Análise Combinatória e Probabilidade. IMPA/SBM, Rio de Janeiro, 1991.
2. J. PLÍNIO O. S. , M. P. MELLO, & I. T. C. MURARI. Introdução à Análise Combinatória. Ed. Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2007.
3. P.C.P. CARVALHO, E.L. LIMA, A.C. MORGADO & E. WAGNER. A Matemática do Ensino Médio, vol. 2. SBM/IMPA/VITAE, Rio de Janeiro, 2006.
4. E. R. SCHEINERMAN. Matemática Discreta - Uma Introdução. Ed. Thomson Learnig, São Paulo, 2006.
5. STEIN, Clifford, Matemática Discreta para Ciência da Computação. Editor Pearson, São Paulo, 2013.