UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Fundamentos e Práticas Pedagógicas da Educação Especial e Inclusiva
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF07-15321
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Geografia (versão 2)
FEBF - História (versão 1)
FEBF - Matemática (versão 3)
FEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Aproximação com o campo da Educação Especial no âmbito das políticas públicas; conhecimentos básicos sobre metodologias e estratégias de mediação junto aos alunos público-alvo da Educação Especial.
EMENTA:

O papel social da pessoa com deficiência e altas habilidades: estigma, preconceito e discriminação; modelos explicativos da deficiência; história da educação de pessoas com deficiência no mundo e no Brasil; políticas de educação inclusiva; Acessibilidade. Adequação Curricular. Cotidiano escolar e práticas inclusivas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Estimulação Precoce. Tecnologias Assistivas. Desenho Universal na aprendizagem. Conceitos, relações de ensino e estratégias de aprendizagem junto aos alunos com deficiência física, intelectual, surdez, cegueira, baixa visão, múltiplas, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e/ou superdotação.


BIBLIOGRAFIA:

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