UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Cultura e a Etnomatemática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15320
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Proporcionar instrumentos teóricos e conceituais básicos para o estudo dos fenômenos culturais. Desenvolver conhecimentos teórico-práticos sobre a perspectiva de trabalho etnomatemática, como uma tendência no ensino e na aprendizagem de ideias matemáticas.
EMENTA:

A construção do conceito de Cultura. As concepções de sociedade e cultura. O problema do etnocentrismo. Diversidade cultural e a questão do multiculturalismo. Escolarização, Cultura e Distinção Social. A matemática e a etnomatemática. Etnomatemática no Brasil.


BIBLIOGRAFIA:

1. CUCHE, Denys. A noção de Cultura em Ciências Sociais. São Paulo, EDUSC, 1999.
2. GEERTZ, Cliford. A Interpretação da Culturas. Rio de Janeiro, Zahar, 1976.
3. D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática - da teoria à prática. São Paulo, Ed. Papirus, 1996.
4. D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. Ática, São Paulo, 1990.
5. KNIJNIK, G.; WANDERER, F. e OLIVEIRA, C.. Etnomatemática: currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.