UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Ensino de Grandezas e Medidas
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15319
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Possibilitar ao licenciando a construção de elos entre os conceitos associados às grandezas e medidas e suas metodologias de ensino, trabalhando não só as metodologias, mas também a fundamentação teórica e histórica dos conteúdos. Formas de avaliação destes conteúdos.
EMENTA:

O que é medir. O conceito de grandeza. As grandezas e medidas no cotidiano. As grandezas e medidas nas ciências. Instrumentos de medida e unidades de medida padronizadas mais utilizadas no Brasil. O Sistema Internacional de Medidas. Aspectos históricos e situações problema envolvendo grandezas e medidas. Atividades práticas para a construção do conceito de medir na educação básica. Atividades lúdicas para o desenvolvimento da habilidade de estimar medidas. O sistema monetário brasileiro e a introdução à educação financeira. Medidas de comprimento, superfície, capacidade e volume. Medidas de massa. Medidas de tempo. Conversão entre as unidades de medida de uma grandeza. Múltiplos e submúltiplos de uma unidade de medida. Quebra cabeças e materiais manipulativos no ensino da área das principais figuras planas e do volume dos principais sólidos geométricos. Argumentações e provas no ensino de grandezas e medidas. Grandezas e medidas nos livros didáticos de matemática da educação básica.


BIBLIOGRAFIA:

1. BELLEMAIN, P. M. B.; LIMA, P. F. Um Estudo da Noção de Grandeza e Implicações no Ensino Fundamental e Médio. Natal: SBHMat, 2002.
2. CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Spicione, 2009.
3. CHAMORRO PLAZA, M. del C,; BELMONTE GÓMEZ, J. M. El problema de la medida - didáctica de las magnitudes lineares. Madrid: Editorial Sínteses S. A., 2000.
4. EVES, H. Introdução à História da Matemática. São Paulo: Editora da Unicamp, 2004.
5. GARNICA, A. V. M. As demonstrações em educação matemática: Um ensaio. Bolema, v. 15, n. 18, p. 91-99, 2012.
6. GODOI, A. M. S. Grandezas e Medidas do Cotidiano no Contexto Escolar. Paraná. 2008-2009. Disponível em: GOMES, João Batista Alves; ARAÚJO, Moésio Fonseca. A importância do ensino de grandeza e medidas para os alunos do Ensino Fundamental II. 03 de fev. de 2014.
7. JESUS, M. A. S. de; FINI, L. D. T. Uma proposta de aprendizagem significativa de matemática através de jogos. In: BRITO, Márcia Regina F. De. (Org). Psicologia da Educação Matemática: teoria e pesquisa. Florianópolis: Insular, 2005.
8. LIMA, P. F. Considerações sobre o ensino do conceito de área. Anais da I Semana de Estudos em psicologia da Educação Matemática. Recife, 1995.
9. LIMA, P. F.; BELLEMAIN, P. M. B.. Coleção Explorando o Ensino. MATEMÁTICA - Vol. 17. Brasília. 2010.
10. MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem, 2 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2009. 214 p. Coleção contextos da ciência.
11. MORAES, M. S. S. Grandezas e medidas. In: Secretaria de Educação Básica. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries iniciais do Ensino Fundamental: matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.