UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Equações Diferenciais Ordinárias
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15316
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Adquirir habilidade na aplicação e resolução de equações diferenciais. Abordar questões tratadas no ensino médio, como juros contínuos, decaimento radioativo e fórmulas trabalhadas em Física, à luz do estudo de equações diferenciais.
EMENTA:

Equações diferenciais ordinárias de primeira ordem; Método de separação de variáveis e lineares, equações homogêneas, equações exatas, fatores de integração; Método de Euler para aproximação de soluções; Existência e unicidade de soluções; Aplicações de equações de primeira ordem; Equações de Bernuolli, Riccati. Equação de Clairaut e de Lagrange. Equações de segunda ordem; Equações lineares homogêneas e não homogêneas e suas aplicações.

PRÉ-REQUISITO 1:

FEBF09-15309 Cálculo II
 
BIBLIOGRAFIA:

1. WIILIAN, BOYCE& RICHARD DIPRIMA. Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno. Ed. LTC.
2. RICHARD, BRONSON. Moderna Introdução às Equações Diferenciais. Makron Books.
3. D.G. FIGUEIREDO & A. FREIRIA. Equações Diferenciais Aplicadas. IMPA, Rio de Janeiro, 2001.
4. RIVERA, J. E. Cálculo Diferencial II e Equações Diferenciais. LNCC- UFRJ, Rio de Janeiro, 2007.
5. Zill, Dennis G. Cullen, Equações Diferenciais, Vol. 1, Editora Pearson, 3ª edição, 2010. 3.
6. Guidorizzi, Hamilton L. Um Curso de Cálculo, vols. 2 e 4, 5ª edição, Ao Livro Técnico S.A., 2002.
7. LIMA, E. L. et al. Temas e Problemas. Coleção Professor de Matemática. SBM. Rio de Janeiro, 2001.