UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Políticas Públicas e Educação II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF08-15314
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)
FEBF - Matemática (versão 3)
FEBF - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Construir um referencial teórico-metodológico básico de análise das questões relacionadas com as políticas públicas com ênfase nos conceitos de Estado, Políticas Públicas e Educação;
Identificar os principais determinantes históricos (internos e externos), assim como os mecanismos de implementação das políticas públicas de educação no Brasil no período após os anos de 1980;
Analisar a legislação relacionada à educação em curso nas últimas décadas no Brasil, com destaque para os encaminhamentos que caracterizaram os seguintes governos: Gov. FHC, 1995-2002 / Gov. Lula, 2003-2010 / Gov. Dilma, 2011-2016 / Gov. Temer, 2016-2018;
Analisar o encaminhamento das políticas públicas de financiamento da educação no Brasil no período pós governo FHC (1995);
Compreender o papel crítico do docente/gestor diante das políticas públicas de educação.

EMENTA:

Questões teórico-conceituais para a análise de Estado e de política pública de educação. O Estado Capitalista no Brasil pós redemocratização. A legislação educacional brasileira: Constituição de 1988; LDBN-1996; e políticas públicas de financiamento da educação. O papel crítico do docente/gestor diante das políticas públicas de educação na sociedade brasileira.


BIBLIOGRAFIA:

1. AZEVEDO, Janete Lins. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997.
2. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. RJ: Livraria Freitas Bastos, 1988.
3. _______ . Decreto no. 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando à mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 de abril 2007.
4. _______ . Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da república Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996c.
5. _______ . Lei no. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 de jan. 2001b.
6. _______ . Lei no. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 de jun. 2014. Edição extra.
7. _______ . Ministério da Administração federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 set. 1995b.
8. _______ . Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. Plano Plurianual 2004-2007: um Brasil de todos: crescimento sustentável, emprego e inclusão social. Brasília, DF: MPOG, 2003d.
9. _______ . Presidência da República. Democracia participativa: nova relação doestado com a sociedade 2003-2010. Brasília, DF: Secretaria Geral da Presidência da república, 2011.
10. _______ . Presidência da República. Pátria Educadora: a qualificação do ensino básico como obra de construção nacional. Brasília, DF: Secretaria de Assuntos Estratégicos, 2015.
11. CARNOY, Martin. Estado e teoria politica. Campinas, Papirus, 1986.
12. CHAUÍ, Marilena. O trabalho da crítica do pensamento in: HUHME, Leda (org.). Metodologia Científica: caderno de textos e técnicas. RJ: Agir, 2000.
13. DAVIES, Nicholas. FUNDEF e o orçamento da educação: desvendando a caixa preta. Campinas: Autores Associados, 1999.
14. ________ . Financiamento da Educação. Novos ou velhos desafios ? SP: Xamã, 2004.
15. ________ . Legislação educacional federal básica. SP: Cortez, 2004.
16. FERNANDES, Florestan. Nova República? RJ: Jorge Zahar, 1986.
17. _________ . O desafio educacional. SP: Cortez: Autores Associados, 1989.
18. FONTES, Virginia. Sociedade Civil in: Dicionário da Educação Profissional em Saúde. PEREIRA, Isabel; LIMA, Julio Cesar; (orgs.) RJ; SP: EPSJV, 2009.
19. HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. SP: Loyola, 2008.
20. KRAWCZYK, Nora. Politicas de regulação e mercantilização da educação: socialização para uma nova cidadania? Educação & Sociedade, Campinas, SP, v.26, n. 92, Especial, 2005.
21. LEHER, Roberto. 25 anos de educação pública: notas para um balanço do período. In GUIMARAES, Catia. Trabalho, educação e saúde: 25 anos de formação politécnica no SUS. RJ: EPSJV, 2010.
22. LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. SP: Cortez, 2011.
23. MATTOS, Marcelo Badaró (org.). Estado e formas de dominação no Brasil contemporâneo. RJ: Consequência Editora, 2017.
24. MASCARO, Alyson Leandro. Estado e forma política. SP: Boitempo, 2013.
25. MENDONÇA, Sonia Regina. Estado in: Dicionário da Educação do Campo. CALDART, Roseli; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs.). RJ, SP: EPSJV, Expressão Popular, 2012.
26. MONTAÑO, Carlos; DURIGUETTO, Maria Lucia. Estado, classe e movimento social. SP: Cortez, 2010.
27. NEVES, Lucia (org.). A nova Pedagogia da Hegemonia. Estratégias do capital para educar o consenso. SP: Xamã, 2005.
28. NEVES, Lucia; PRONKO, Marcela. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo. RJ: EPSJV, 2008.
29. PAULANI, Leda Maria. O projeto neoliberal para a sociedade brasileira: sua dinâmica e seus impasses in LIMA, Júlio (org.). Fundamentos da educação escolar no Brasil contemporâneo. RJ: Ed. Fiocruz, 2006.
30. ROMANELLI, Otaíza O. História da Educação no Brasil (1930-1973). Petrópolis: Vozes, 1997.
31. ROMUALDO, P. de O.; ADRIÃO, T. (orgs). Gestão, financiamento e Direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. SP: Xamã, 2001.
32. ROSAR, Maria de Fátima Féliz. A dialética entre a concepção e a pratica da gestão democrática no âmbito da educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v.20, n. 69, 1999.
33. TOMMASI, Livia; HADDAD, Sergio; WARDE, Mirian Jorge (org.). O Banco Mundial e a Política Educacional. SP: Cortez; PUC; Ação Educativa, 1996.
34. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
35. SAVIANI, Dermeval. A nova Lei da Educação. Trajetória, limites e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
36. SHIROMA, Eneida; MORAES, Maria Célia; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. RJ: Lamparina, 2011.
37. SEMERARO, Giovanni. Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.