UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Ensino de Geometria
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15313
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Possibilitar ao licenciando a construção de elos entre os conceitos geométricos e suas metodologias de ensino, trabalhando não só as metodologias, mas também a fundamentação teórica e histórica dos conteúdos. Formas de avaliação destes conteúdos.
EMENTA:

Deslocamentos no espaço: vocabulário específico e observação de formas que se assemelham a figuras unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. A planificação das formas geométricas como recurso didático. Uso dos instrumentos para a construção de figuras geométricas. Softwares para o ensino de geometria plana e espacial. Utilização de sucatas e materiais manipulativos para a identificação de propriedades de formas geométricas planas e espaciais. Projetos interdisciplinares: Geometria e Artes / Geometria e Geografia. Argumentação e provas no ensino de Geometria. Teoria de Van Hiéle.


BIBLIOGRAFIA:

1. BARBOSA, J. L. M. Geometria Euclidiana Plana, Coleção do Professor de Matemática, Rio de Janeiro: SBM - Sociedade Brasileira de Matemática.
2. BIGODE, A. J. L. Perspectivas para o ensino da Geometria do século XXI. Matemática hoje é feita assim. Disponível em http://www.matematicahoje.com.br/telas/autor/artigos/artigos_view.asp?cod=36 acessado em setembro de 2008.
3. DOLCE, O. POMPEO, J. N. Fundamentos da Matemática Elementar V. 9 - Geometria Plana. São Paulo. Atual. 1993
4. FAINGUELERNT, E. K. e NUNES, K. R. A. Fazendo Arte com a Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2006.
5. KALEFF, A. M. M. R. REIS, D. M. GARCIA, S. dos S. Quebra-cabeças Geométricos e Formas Planas. EdUFF; 2002.
6. LORENZATO, S. Por que não ensinar geometria? Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 4, p. 3-13, jan. /jun. 1995.
7. MACHADO, N. J. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
8. NASSER, L.; SANT'ANNA, N. F. P. Geometria segundo a teoria de Van Hiele. 2. ed. Rio de Janeiro: IM/UFRJ, 2010.
9. NUNES, J. M. V.; ALMOULOUD, S. A. Argumentação no ensino de Matemática: perspectivas metodológicas. REMATEC, n. 13, p. 145-169, 2013.
10. TINOCO, L. A. (coord.). Razões e Proporções. Projeto Fundão, UFRJ, Rio de Janeiro, 1996.
11. TINOCO, L. A. (coord.). Geometria por resolução de Problemas. Projeto Fundão, UFRJ, Rio de Janeiro, 2002.
12. TINOCO, L. A. (coord.). Geometria por resolução de Problemas (Soluções). Projeto Fundão, UFRJ, Rio de Janeiro, 2004.
13. WAGNER. E. Construções Geométricas. SBM/ IMPA/ VITAE, Rio de Janeiro, 1993.