UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Álgebra I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-15312
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Aproximar o aluno do pensamento algébrico, preparando-o para o estudo das estruturas algébricas iniciais, fazendo uma revisão crítica da álgebra elementar, o cuidado no trato do raciocínio lógico-algébrico, a contextualização histórica destes conteúdos, e a discussão da prática pedagógica dessa área no ensino básico.
EMENTA:

Noções de lógica: hipóteses e teses, negações, demonstração por contradição, princípio da indução; Axiomas sobre números inteiros, propriedades das operações e ordem; Princípio da boa ordem, indução finita; Divisibilidade, algoritmo da divisão, critérios de divisibilidade; Números primos; O Teorema Fundamental da Aritmética; Máximo divisor comum, algoritmo de Euclides, mínimo múltiplo comum; Congruências; Aritmética modular.


BIBLIOGRAFIA:

1. C. P. MILIES 7 S. P. COELHO. Números - Uma Introdução à Matemática. USP, São Paulo, 1986.
2. J.P.O. SANTOS. Introdução à Teoria dos Números. IMPA, Rio de Janeiro, 2000.
3. S. C. COUTINHO. Números Inteiros e Criptografia RSA. Série Computação e Matemática. Impa - SBM.
4. A. HEFEZ. Curso de Álgebra. Coleção Matemática Universitária. Impa. Rio de Janeiro, 2002.